Casa Vera Cruz (Aveiro)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Ano de Escolaridade:
Pré-escolar
N.º de Participantes:
21
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
O presente trabalho foi desenvolvido ao longo do segundo período letivo de 2025 com o grupo da Sala 6, composto por crianças de 5 e 6 anos, no âmbito do desafio “A Biodiversidade da Minha Escola”, promovido pelo Programa Eco Escolas.
A proposta surgiu a partir da curiosidade natural das crianças em relação aos pequenos seres vivos que encontravam nos espaços exteriores da escola, como formigas, joaninhas, borboletas e pássaros. Aproveitando esse interesse, iniciámos um percurso de descoberta e valorização da biodiversidade presente no nosso ambiente escolar.
Através de saídas exploratórias regulares para o recreio, horta, jardim e outros recantos verdes da escola, as crianças observaram e identificaram várias espécies de plantas e animais. Com recurso a lupas, caixas de observação e binóculos infantis, registámos o que víamos por meio de desenhos, fotografias e descrições orais que foram transcritas pela educadora.
Foi criado um Caderno de Campo coletivo, onde cada criança contribuiu com um ou mais registos de seres vivos observados, incluindo:
• Nome comum e, quando possível, nome científico,
• Local de observação,
• Características gerais,
• Curiosidades,
• Desenhos e fotografias.
Além disso, realizámos pequenas pesquisas em livros e imagens digitais com o apoio da educadora, permitindo enriquecer o vocabulário e o conhecimento do grupo sobre os ciclos da natureza e a importância da preservação do habitat natural.
Foram ainda dinamizadas atividades práticas como:
• A construção de um hotel de insetos com materiais reutilizáveis;
• A plantação de flores e ervas aromáticas na horta para atrair polinizadores.
Este trabalho permitiu-nos reforçar a ligação entre as crianças e o meio natural, promover atitudes de respeito e cuidado pelo ambiente e integrar diversas áreas do currículo como a linguagem oral e escrita, o conhecimento do mundo, a expressão plástica e a cidadania.
Envolvimento dos alunos:
Desde o início do projeto, as crianças da Sala 6 foram participantes ativos e entusiastas. O ponto de partida foi uma conversa em grande grupo onde partilharam o que sabiam e o que gostariam de descobrir sobre os seres vivos que habitam os espaços da escola.
Organizámos diversas saídas de exploração, sempre com o objetivo de observar com atenção os elementos naturais à nossa volta. As crianças mostraram grande capacidade de observação e entusiasmo em descobrir, nomear e registar cada animal ou planta encontrada. Demonstraram também curiosidade natural, colocando muitas perguntas e partilhando as suas hipóteses e descobertas com os colegas.
Cada criança participou:
• Na observação direta de plantas e animais;
• Nos registos gráficos e fotográficos dos elementos encontrados;
• Na construção de materiais práticos, como o hotel de insetos;
• Na partilha de ideias para melhorar os espaços verdes da escola e cuidar melhor da natureza.
O trabalho foi sempre desenvolvido de forma colaborativa, incentivando o diálogo, a escuta e o respeito pela natureza. As crianças foram ainda incentivadas a levar o tema para casa, partilhando com as famílias o que aprenderam e promovendo boas práticas ambientais no quotidiano.
Enquadramento curricular e extracurricular:
Segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE), esta atividade pode enquadrar-se principalmente nos seguintes domínios:
1. Área de Formação Pessoal e Social
Objetivo: Desenvolver a curiosidade, o espírito de observação e a responsabilidade individual e coletiva.
Educação Ambiental e para a Cidadania: Promove atitudes de cuidado com o espaço comum e consciência ecológica desde a infância.
Justificação: A observação e cuidado com os seres vivos no recreio promove o respeito pela natureza e pelos outros.
2. Área do Conhecimento do Mundo
Objetivo: Estimular a exploração do meio natural, incentivando o questionamento e a experimentação.
Justificação: A descoberta de insetos, plantas, pássaros estimula o conhecimento científico e a curiosidade natural da criança.
3. Área da Expressão e Comunicação
Expressão Plástica e Linguagem Oral e Escrita: Ao registar o que veem, desenhar, contar ou dramatizar, as crianças desenvolvem a linguagem e a criatividade.
Justificação: A atividade pode incluiu momentos de partilha oral, desenhos dos animais/plantas observados ou pequenas histórias inspiradas na biodiversidade.
Divulgação:
Para divulgar o trabalho realizado, desenvolvemos várias estratégias de partilha com a comunidade educativa:
• Exposição final na entrada da sala, com o Caderno de Campo coletivo, fotografias, desenhos e os materiais produzidos pelas crianças;
• Visitas guiadas pelas crianças às famílias, durante os momentos de entrada/saída, em que mostravam os hotéis de insectos e contavam o que tinham aprendido;
• Partilha digital de imagens e pequenos vídeos das atividades com os pais, através da plataforma de comunicação da escola;
Este projeto revelou-se uma experiência educativa muito rica, que uniu observação científica, expressão artística, cidadania e responsabilidade ambiental, de forma lúdica e participativa.