A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 de Canedo (Santa Maria da Feira)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
5º ano

N.º de Participantes:
44

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho foi planeado no âmbito da disciplina de Ciências Naturais e integrado numa "Oficina do conhecimento" com o tema "Verdes". A organização das diferentes etapas do trabalho e a implementação deste foi realizado em articulação com a disciplina de Educação Visual e com o clube "Ciência, jardinagem e ambiente".

Envolvimento dos alunos:
O projetos foi apresentado aos alunos e estes estiveram envolvidos em todas as etapas. Os alunos foram organizados em grupos de 3 a 4 elementos que exploraram as zonas da escola (canteiros, zonas arborizadas, muros, jardins, horta). Cada grupo recebeu uma ficha de registo e utilizaram o telemóvel o registo fotográfico. No regresso à sala, partilharam 2 ou 3 descobertas com a turma. Foi criada uma lista coletiva no quadro, com todos os seres vivos identificados. Cada grupo escolheu um dos seres vivos que tinha identificado. Realizaram uma pesquisa orientada sobre esse ser vivo (nome comum, nome científico, habitat, alimentação, importância ecológica). O trabalho de pesquisa e apresentação foi realizado com recurso a ferramentas digitais como o Google Docs e o Canva. As ilustrações foram realizadas com a colaboração da disciplina de EV.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Enquadramento curricular (Ciências Naturais): Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio.
Enquadramento extracurricular: Desenvolvimento da curiosidade, capacidade de observação e criatividade; Desenvolvimento das relações interpessoais e trabalho colaborativo.

Divulgação:
O projeto foi divulgado através de apresentações orais em sala de aula, registo fotográfico das descobertas e a criação de um mural na escola, com as fichas de identificação, as fotos e as ilustrações dos seres vivos identificados.