Escola EB 2,3 Aristides de Sousa Mendes (Vila Franca de Xira)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Ano de Escolaridade:
5.º e 6.º
N.º de Participantes:
16
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
As Brigadas Verde ASM e Limpeza ASM nas suas reuniões semanais/quinzenais planificam as atividades a dinamizar na escola. Numa das sessões, as coordenadoras das Brigadas Eco-Escolas lançaram o desafio aos alunos de realizar um trabalho de pesquisa sobre a diversidade de espécies de flora e de fauna, líquenes, cogumelos, aves e insetos que se encontram no recinto escolar, através da observação das mesmas, da pesquisa, captura de imagens e elaboração de ilustrações. Primeiramente, houve dois Workshops dinamizados por duas ex- alunas da nossa escola, finalistas do curso de Biologia da FCUL, as quais introduziram a temática sobre a “Biodiversidade” e, numa segunda fase, apoiaram os alunos no trabalho de campo, nomeadamente no download e a utilização da App “iNaturalist”, assim como na captação de fotografias. Apesar do trabalho conjunto de todos os elementos das duas Brigadas, o trabalho dos alunos foi distribuído de acordo com o seu perfil e preferências: “Fotógrafos”, “Investigadores” e “Artistas”. Após os Workshops, durante os quais foram realizados duas horas de sessões de campo para o levantamento das espécies existentes na escola, os alunos identificaram as espécies na aplicação do telemóvel, pesquisaram na internet sobre os mesmos e selecionaram as espécies mais incomuns e/ ou mais existentes no recinto da escola. Depois desta seleção, nas sessões seguintes, os “Investigadores” fizeram a ficha técnica das espécies. Os “artistas” ilustraram a espécie por si escolhida e concluíram nas aulas de Educação Visual. As Brigadas, em conjunto, definiram a forma mais motivante de dar a conhecer o “Caderno de Campo” à comunidade escolar e decidiram que seria em filme, o qual seria montado na ferramenta digital “Canva”, uma vez que quatro alunas estavam familiarizadas com a mesma. Como as professoras coordenadoras não são professoras da área das ciências, uma das alunas de uma das Brigadas solicitou a revisão científica ao pai, professor da área.
Para melhor visualização de todo caderno, clicar no seguinte link:
https://www.canva.com/design/DAGd_dHjQKc/7QfhEvzU05H4N6AVmTZCJA/view?utm_content=DAGd_dHjQKc&utm_campaign=share_your_design&utm_medium=link2&utm_source=shareyourdesignpanel
Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos os 16 alunos das Brigadas Verde ASM e da Limpeza ASM. As professoras coordenadoras das Brigadas, apoiadas por um encarregado de Educação e duas alunas alunas finalistas de Biologia, motivaram os alunos para o estudo da fauna e da flora do espaço exterior da escola, conhecer para proteger foi o objetivo para deste desafio. Os alunos fizeram todo o trabalho sempre empenhados e muito motivados, já que o seu lema, enquanto brigada, é tornar o Planeta mais verde, protegido e sustentável.
Enquadramento curricular e extracurricular:
Este projeto enquadra-se no currículo de Ciências Naturais no domínio Ecossistemas, interações seres vivos e ambiente, gestão sustentável dos recursos, proteção e conservação da natureza, assim como no currículo de Cidadania e Desenvolvimento no domínio da educação ambiental, temas estes trabalhados nas sessões das Brigadas Verde ASM e da Limpeza ASM. Em Educação Visual, na técnica de pinturas em desenho livre, e na disciplina de TIC os alunos reforçaram as competências com a utilização a ferramenta digital “Canva”, nomeadamente na construção de apresentações e em filme MP4, bem como a utilização de App digitais específicas, como o “iNaturalist”.
Divulgação:
O Caderno de Campo, em formato de filme, é diariamente divulgado na TV da nossa escola, que se encontra na sala de convívio/refeitório, dando a conhecer a toda a comunidade educativa a biodiversidade da nossa escola. Foi publicado no Facebook do agrupamento e dado a conhecer aos alunos do 5.º ano, uma vez que foi solicitado aos docentes das aulas de CN que o divulgassem nas suas aulas.