A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto (Celorico de Basto)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
7º ano

N.º de Participantes:
17

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O projeto "Biodiversidade da Minha Escola", inserido no âmbito do programa Eco-Escolas, foi desenvolvido com o objetivo de promover o conhecimento e a valorização da diversidade biológica existente no espaço escolar.
A primeira fase consistiu na realização de uma visita ao espaço exterior da escola, onde os alunos, organizados em pequenos grupos, exploraram cuidadosamente os jardins e áreas verdes em busca de diferentes espécies. Durante a visita, procedeu-se ao registo fotográfico das espécies observadas, utilizando dispositivos móveis.
Posteriormente, cada grupo foi responsável pela identificação das espécies fotografadas, com o apoio de plataformas digitais especializadas em biodiversidade. Após esta identificação, os alunos realizaram uma pesquisa sobre as principais características de cada espécie.
Para complementar o trabalho, cada espécie foi ilustrada manualmente.
O projeto culminou com a elaboração de um Caderno de Campo, onde foi reunida toda a informação recolhida: fotografias, descrições, ilustrações e curiosidades.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos 17 alunos, divididos em 4 grupos de trabalho, que se envolveram nas diferentes etapas do processo.

Enquadramento curricular e extracurricular:
O currículo da disciplina de Ciências Naturais do 7º ano não aborda diretamente o conceito de biodiversidade, no entanto, este caderno constitui um registo valioso da biodiversidade local e contribui para sensibilizar a comunidade escolar para a importância da preservação das espécies dos diferentes ecossistemas.

Divulgação:
O caderno de campo foi colocado no placar destinado à divulgação das atividades/iniciativas do programa Eco Escolas.