A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Prodeco - Progresso e Desenvolvimento de Covões (Cantanhede)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
Creche, Jardim de Infância, CATL

N.º de Participantes:
70

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
As atividades foram apresentadas em grande grupo. Foi explicado o conceito de biodiversidade de forma lúdica (roda de conversa com imagens, na hora do conta através de histórias com animais, etc.). Foi explicado às crianças a importância da preservação das espécies e foram ainda debatidas estratégias para promoção da preservação.
A atividade foi planificada para a primavera, para os dias de saídas ao exterior (brincadeiras livres no recreio ou saídas à floresta), com o objetivo geral de despertar nas crianças o interesse e respeito pela biodiversidade.
No grupo das crianças mais novas, as atividades forem introduzidas através de canções mas sobretudo de histórias.

Envolvimento dos alunos:
Foram ao todo envolvidos mais ou menos 65 crianças divididas nas várias atividades consoante salas:
- sala de 1 ano são 10 crianças;
- sala dos 2 anos são 16 crianças;
- pré-escolar são 20 crianças;
- no catl, são 17 crianças.
As crianças forem envolvidas através de dialogo, atividades lúdicas, jogos e desenhos. A sua curiosidade inerte também permitiu abordar espécies não planeadas .
A atividade decorre tendo em conta o interesse das crianças, através da observação dos espaços e espécies em redor.
Dirigida para crianças de pré-escolar e creche para os momentos em que estão em contacto direto com a natureza.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Os objetivos destas atividades são:
- utilizar o exterior da escola;
- conhecer a diversidade de espécies que rodeia a escola;
- desenvolver competências como pesquisar, desenhar, dialogar...

Divulgação:
Efetuar o registo fotográfico das espécies observadas pelas crianças.
Pesquisar e conversar sobre as espécies e suas caraterísticas.
Realizar registo gráfico representativo da espécie.
Expor a representação gráfica da espécie, no placar da escola e na plataforma Childdiary.
Elaborar o caderno de campo com as espécies observadas.
Através das redes sociais, no facebook da nossa Instituição.