A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica com Secundária Padre António Morais de Fonseca - Centro Escolar da Saldida (Murtosa)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
Pré Escolar

N.º de Participantes:
61

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
A aula "Exploração do Jardim da Escola: Animais e Plantas" foi concebida no âmbito da Educação Pré-Escolar, com o objetivo de proporcionar às crianças entre os 3 e os 6 anos uma experiência de contacto direto com a natureza, promovendo o desenvolvimento da curiosidade, sensorial e de atitudes de respeito pelo ambiente.
A planificação desta aula teve em conta o interesse natural das crianças pelo mundo que as rodeia, procurando aliar a aprendizagem ao jogo e à exploração livre. Foram definidos objetivos claros, como:
• Observar animais e plantas do jardim da escola de forma sensorial;
• Desenvolver a curiosidade e a capacidade de observação;
• Promover o respeito pelos seres vivos;
• Estimular a imaginação através de atividades lúdicas.
A aula foi pensada para decorrer num tempo útil de 45 minutos, sendo dividida em três momentos: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Na fase de preparação, o espaço exterior foi previamente organizado para garantir segurança e acessibilidade, tendo sido verificados potenciais riscos (como a presença de plantas tóxicas ou insetos perigosos). Foram também preparados os seguintes materiais:
• Cartões ilustrativos com imagens coloridas de animais e plantas;
• Cestas para recolha de elementos naturais;
• Lupas para observação detalhada;
• Materiais de desenho e pintura.
Além disso, o planeamento teve em conta a diversidade do grupo, prevendo estratégias de inclusão para crianças com necessidades específicas, como o uso de materiais visuais mais atrativos e apoio individualizado durante a exploração.
A aula iniciou-se com um momento de motivação e contextualização, através de histórias e canções relacionadas com os animais e plantas a observar. A linguagem utilizada foi simples, expressiva e adequada à faixa etária, criando um ambiente de entusiasmo e curiosidade.

Envolvimento dos alunos:
Exploração do jardim, onde as crianças, guiadas pelos cartões e orientações do adulto, observaram de forma sensorial os elementos naturais. A interação foi rica e envolvente: tocaram nas folhas, cheiraram flores, observaram formigas com lupas e seguiram o voo de abelhas e pássaros.
Por fim, num momento de partilha, as crianças relataram as suas descobertas e refletiram sobre o que mais gostaram, sendo reforçada a importância do respeito pela natureza. Foi elaborado um registo dos animais observados, que foi exposto no placard Eco escolas.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Enquadramento curricular
A atividade insere-se no âmbito das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE), promovendo aprendizagens fundamentais nas áreas de desenvolvimento e aprendizagem, nomeadamente:
Área de Formação Pessoal e Social
• Promoção do respeito pela natureza e pelos seres vivos, incentivando comportamentos de cuidado, preservação e responsabilidade.
• Desenvolvimento da autonomia, ao permitir que as crianças explorem livremente o ambiente, façam escolhas e expressem as suas descobertas.
Área do Conhecimento do Mundo
• Observação direta da natureza, desenvolvendo a curiosidade e o pensamento científico numa perspetiva exploratória.
• Identificação e nomeação de plantas e animais, associada ao reconhecimento de características básicas dos seres vivos.
• Introdução a noções como o ciclo da vida e a interdependência entre os seres vivos e o ambiente.
Área da Expressão e Comunicação
• Expressão plástica, através da criação de desenhos ou colagens inspiradas nas observações feitas.
• Expressão oral, através do relato das descobertas e partilha em grupo.
• Linguagem musical, se forem utilizadas canções e lengalengas temáticas (ex.: “Joaninha e Caracol”, “Borboleta”).
Esta atividade contribui, assim, para o desenvolvimento global da criança, numa abordagem integrada e transversal das diferentes áreas curriculares, tal como proposto nas OCEPE.
Enquadramento Extracurricular
Para além do enquadramento curricular formal, a atividade possui uma forte, que enriquece a experiência educativa:
Ao incentivar o contacto com o meio natural e o respeito pela biodiversidade, a atividade promove valores de cidadania ecológica, fundamentais para a construção de uma consciência ambiental desde cedo.
O contexto exterior e a abordagem sensorial proporcionam uma aprendizagem significativa baseada na experiência direta e no brincar, pilares fundamentais da educação pré-escolar.
A exposição dos trabalhos ou a partilha das descobertas com outras turmas e famílias promove uma maior integração entre o jardim de infância, a escola e a comunidade, valorizando o que é aprendido fora da sala de aula.
O tempo passado ao ar livre e a atividade física associada à exploração contribuem para o bem-estar físico e emocional das crianças, promovendo estilos de vida saudáveis.

Divulgação:
Exposição de registos no placard Eco Escolas