A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Secundária Mães d'Água (Amadora)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
7º ano

N.º de Participantes:
6

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Numa primeira fase planeou-se o dia da atividade e um dos alunos que iriam participar ficou responsável de instalar no telemóvel a aplicação PlantNet e realizar as identificações no dia da atividade, outro ficou responsável por apontar as observações, outro ficou responsável por tirar fotografias, os restantes alunos iriam estar atentos e procurar as plantas a estudar.
No dia da atividade, alguns alunos faltaram devido a uma atividade de Educação Física, tendo acabado por ser dinamizada por 4 alunos e as duas coordenadoras. Redistribuíram-se novamente as tarefas e realizaram-se diversas observações, tendo sido observadas diversas espécies, das quais são aqui apresentados seis exemplos.

Envolvimento dos alunos:
Um dos alunos tirou fotografias, outro aluno ficou encarregue da realização dos apontamentos e registos, outro ficou encarregue da identificação (com a ajuda da professora Filomena) e o último aluno procurou as plantas, conduzindo o grupo ao longo da Escola.

Enquadramento curricular e extracurricular:
ENQUADRAMENTO CURRICULAR:
Desenvolvimento Sustentável (Cidadania e desenvolvimento)
Biosfera na escola (Ciências Naturais, 8º Ano)
ENQUADRAMENTO EXTRACURRICULAR:
Conhecimento de diversas espécies de plantas, das quais algumas têm propriedades aromáticas e/ou medicinais.

Divulgação:
A divulgação será feita através da construção de um site onde serão partilhadas informações destas plantas e os restantes alunos seão convidados a procurar estas plantas. O link será partilhado através de um QR-Code afixado em cartaz nos diversos pavilhões. Ainda não foi possível desenvolver esta divulgação, mas tentar-se-á desenvolver na última semana de aulas.