A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola 2,3/S de Penacova (Penacova)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:
30

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
PLANO DE AULA:
1. Tema: A importância da biodiversidade e sua conservação.
2. Introdução: Esta aula irá explorar os conceitos de biodiversidade, espécies autóctones, sua importância para os ecossistemas e para a humanidade, bem como as ameaças e medidas de conservação.
3. Ano de escolaridade: 8º ano.
4. Objetivos:
o Compreender os conceitos de biodiversidade e espécies autóctones
o Identificar a importância da biodiversidade para os ecossistemas e para os seres humanos.
o Analisar as ameaças à biodiversidade e discutir medidas de conservação.
o Estimular o pensamento crítico sobre ações individuais e coletivas para a preservação da biodiversidade.
o Boa convivência e usufruto do espaço “miniparque da escola” com lanche partilhado
5. Duração: 45 minutos.
PREPARAÇÃO
6. Preparação prévia:
o Os alunos podem ser incentivados a pesquisar previamente sobre um bioma específico e sua biodiversidade.
o Distribuição dos alunos por grupos; avisar sobre a necessidade de olhar bem antes de pisar; relembrar o respeito pela natureza.
7. Notas importantes:
o Garantir um ambiente de respeito e reflexão sobre o impacto humano na natureza.
8. Recursos necessários:
o Aplicação no telemóvel para identificação das plantas
o Computador e projetor.
o Cartolinas e marcadores para trabalho em grupo.
o Textos curtos ou notícias sobre perda de biodiversidade.
ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM
9. Atividade:
o Introdução (10 min): O professor inicia com uma pergunta provocadora: Quem identifica mais espécies autóctones neste miniparque?
o Desenvolvimento (25 min):
1. Os alunos, com a aplicação no telemóvel começam a identificar as plantas.
2. Trabalho em grupo: cada grupo selecciona uma espécie autóctone e faz o seu estudo.
o Conclusão (10 min): Cada grupo apresenta suas descobertas. O professor finaliza com a pergunta: "O que podemos fazer no dia a dia para preservar a biodiversidade?" e destaca a importância das pequenas ações individuai _ enquanto saboreamos um lanche partilhado na frescura proporcionada pelas árvores que nos rodeiam.
o
AVALIAÇÃO
10. Verificação de aprendizagem:
• Observação da participação dos alunos nas discussões.
• Análise das apresentações dos grupos.
• Análise da ”Folha de caderneta de campo “ de cada grupo..
DEPOIS DA AULA
11. Disseminação/Partilha:
• Criar um mural na escola com as informações coletadas pelos grupos.
• Incentivar os alunos a partilharem nas redes sociais boas práticas para conservação da biodiversidade.
12. Atividade complementar:
• Os alunos podem criar um pequeno projeto de conscientização sobre biodiversidade para apresentar a outras turmas.
• Os alunos podem criar um herbário com todas as plantas autóctones existentes na escola.
13. Adaptações para estudantes com dificuldades de aprendizagem ou sobredotados:
• Para alunos com dificuldades, oferecer materiais de apoio simplificados e incentivar a participação oral.
14. Informação prévia para professores:
• Sítios recomendados: WWF, ICNF, National Geographic.
15. Referências:
• Artigos científicos sobre biodiversidade.
• Relatórios ambientais de organizações como a ONU e a UNESCO.
• Google Teachable Machine, iNaturalist, WWF Tech.
Prof. Florbela Pedro

Envolvimento dos alunos:
duas turmas, num total de 30 alunos que trabalharam em grupo

Enquadramento curricular e extracurricular:
Sustentabilidade nos ecossistemas

Divulgação:
Disseminação/Partilha:
• Criar um mural na escola com as informações coletadas pelos grupos.
• Incentivar os alunos a partilharem nas redes sociais boas práticas para conservação da biodiversidade.