Escola Básica José Régio (Portalegre)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Ano de Escolaridade:
5º
N.º de Participantes:
14
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
O trabalho foi desenvolvido de forma autónoma pelos alunos, com orientação da professora. Realizaram-se saídas ao exterior para observar e registar a biodiversidade da escola. Os alunos escolheram espécies, fotografaram-nas e identificaram-nas com recurso à plataforma Biodiversity4All e à aplicação iNaturalist. Realizaram também uma pequena pesquisa sobre cada espécie, incluindo a descrição e o nome científico. As espécies foram ainda desenhadas e o trabalho foi organizado e documentado pelos próprios alunos.
Envolvimento dos alunos:
A participação neste desafio envolveu uma turma de 14 alunos do 5º ano, que participaram ativamente em todas as fases do projeto — desde a observação e registo da biodiversidade na escola até à identificação e pesquisa sobre as espécies encontradas assim como todas as fases necessárias à elaboração do caderno de campo.
Enquadramento curricular e extracurricular:
O trabalho articulou-se com conteúdos da disciplina de Ciências Naturais, nomeadamente a biodiversidade e a importância da sua conservação. Foi realizado fora da sala de aula, através de atividades práticas no espaço exterior da escola, reforçando os conhecimentos de forma mais dinâmica e participativa.
Divulgação:
Os trabalhos (páginas) foram compilados num livro, onde constam as várias espécies estudadas pelos alunos, que foi encadernado e apresentado no Conselho Eco-Escolas. Foi também feita divulgação deste desafio e do trabalho realizado pelos alunos através do Classroom Eco-Escolas, do Facebook e do site Eco-Escolas da escola.