A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
Pré-escolar

N.º de Participantes:
42

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O desafio tinha como objetivo promover a compreensão e a valorização da biodiversidade, incentivando nas crianças a curiosidade e o respeito pela natureza. Dividimos o trabalho em várias etapas: planificação (definir objetivos, pesquisa e recolha de material, plano de aulas), organização (recursos, divisão de tarefas, calendarização), implementação (atividades experimentais, visitas de campo ),divulgação e avaliação (avaliar a participação, interesse e aprendizagens das crianças) Iniciámos o desafio com uma visita de campo, onde as crianças recolheram diferentes espécies de plantas, que depois agruparam e classificaram na sala. Assistiram a um filme alusivo à biodiversidade e explorámos o significado de palavras do mesmo grupo lexical. Como o recinto escolar, agrupa uma grande variedade de plantas e pequenos animais, atraídas pelo charco, foi necessário seleccionar alguns para objeto de estudo. Ao longo do ano as crianças descobriram e exploraram a fauna e flora que encontravam no jardim e no espaço circundante, através de fotografias, pesquisas em enciclopédias na biblioteca ou na Internet. Para tal utilizámos diferentes espaços como o laboratório, o jardim exterior, a biblioteca e a sala da robótica. Executaram-se atividades interdisciplinares de pesquisa e informação, ciências experimentais, programação e robótica, excitando outras literacias. Fomentámos sempre o trabalho colaborativo, de forma a poder incluir todas as crianças e procurámos que as atividades tivessem um caracter lúdico e prático, indo ao encontro dos seus interesses. A elaboração das bombas de semente, para ajudarmos a diversificar o espaço limítrofe, teve a participação dos E.E. na cedência das sementes de árvores e plantas autóctones. Para que as crianças pudessem acompanhar o crescimento de algumas plantas, desde a semente ao fruto, explorámos as sementes, fizemos sementeiras, atividade experimentais com plantas e a horta biológica em suporte elevado. Este ano letivo construímos também um jardim polinizador para alimentar e manter alguns insetos como as abelhas e perceber a importância de cada espécie na preservação do planeta. Renovámos os comedouros e abrigos para os pássaros e construímos o hotel para insetos. Para a divulgação do desafio compilamos todos os registos individuais das crianças e construímos um trabalho de grupo, dando relevo à abelha. Demos a conhecer ainda a hiper ligação do caderno de campo no nosso jornal escolar e no site da escola. https://www.calameo.com/read/0068594320c98bcfd8b0e

Envolvimento dos alunos:
Estiveram envolvidos 2 grupos de crianças da educação pré-escolar que partilham o mesmo espaço exterior. As crianças participaram na manutenção da horta biológica, do jardim polinizador de na alimentação dos peixes do nosso charco. Foram responsáveis ainda por manter os comedouros de pássaros com sementes. Envolveram-se na observação, pesquisa e registo das espécies selecionadas e partilharam-nos com os colegas expondo no espaço escolar. Na sala das ciências observaram, experimentaram, testaram, colocaram hipóteses e partilharam aprendizagens. Participaram na observação direta de pequenos animais e de plantas descobrindo particularidades, a sua importância na natureza e a necessidade de os proteger. Na sala da robótica, programaram um robô e perceberam que num ecossistema estão incluídos também a água, o vento, as pedras e a terra e que todos colaboram para que o meio ambiente seja sustentável. Colaboraram ainda na elaboração do caderno de campo e na construção do trabalho final.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Ao planear, executar e avaliar as atividades considerámos sempre as Orientações Curriculares para a Educação pré-escolar, o projeto curricular do Agrupamento e as atividades definidas no PAA. Executaram-se atividades interdisciplinares de pesquisa e informação, ciências experimentais, literacia emergente e ainda atividades de iniciação à programação e robótica, exercitando diferentes literacias. Diversificámos os espaços, desde espaços exteriores, biblioteca, laboratório, sala de robótica, para que fossem espaços inovadores de aprendizagem e permitissem diferentes formas de aprender sobre a biodiversidade. Sempre que possível, integrámos o desafio a outros conteúdos que estavam a ser desenvolvidos em contexto de sala, relacionados com a matemática, a iniciação à escrita/leitura, às ciências, às expressões, à linguagem oral e á área do Conhecimento do Mundo.

Divulgação:
A divulgação do trabalho foi feita em diferentes momentos e ao longo do ano letivo. Através da exposição dos registos individuais das crianças, das visitas guiadas ao espaço exterior onde cuidamos de nossa fauna e flora, que mantemos como um pequeno ecossistema, sustentado pelo charco. Fizemos ainda a divulgação na rádio que temos na escola, no site do AEA , no jornal local e na escola através do trabalho de grupo sobre as espécies encontradas. Este desafio permitiu envolver as crianças de forma ativa e lúdica, promovendo uma aprendizagem significativa sobre a importância da biodiversidade na vida do planeta e do papel de cada espécie, incluindo a nossa, na sua preservação.