Jardim de Infância de Miranda do Corvo (Miranda do Corvo)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Ano de Escolaridade:
Pré-Escolar
N.º de Participantes:
70
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
Este trabalho foi planificado com o objetivo de despertar nas crianças a curiosidade pelo mundo natural que as rodeia, promovendo a observação atenta e o registo de espécies vivas presentes no espaço exterior do Jardim de Infância e no meio envolvente. A proposta surgiu no âmbito da área de “Conhecimento do Mundo”, integrando também competências ao nível da expressão oral, da motricidade fina e da educação ambiental.
Ao longo do ano letivo, as educadoras foram incentivando as crianças a estarem atentas ao que as rodeia, promovendo conversas espontâneas sobre os animais que iam observando no espaço exterior do Jardim de Infância e no meio envolvente. Através da exploração diária do exterior, as crianças começaram a identificar algumas espécies, mostrando grande curiosidade e colocando muitas perguntas.
Foi a partir dessas observações e do interesse demonstrado que decidimos aprofundar o conhecimento sobre cinco espécies em particular: a libélula, a joaninha, a abelha, a formiga e o caracol. Com base nisso, nasceu a ideia de criar um caderno de campo, onde as crianças pudessem registar as suas descobertas, aprendizagens e as experiências proporcionadas.
A organização do trabalho foi feita de forma natural e progressiva. Sempre que encontrávamos uma das espécies, parávamos para observar com atenção, recorrendo a lupas, frascos de observação e à partilha de ideias em grupo. Criou-se teias de ideias que nos levaram de forma profunda a descobrir mais sobre cada animal. As dúvidas e curiosidades das crianças orientaram as nossas investigações, recorrendo a livros, imagens, à internet e vídeos para procurar respostas. E no final de cada mini-projeto houve a divulgação de diferentes formas: na nossa página do Facebook, a exposição nos placares, presença de alguns trabalhos na Expo Miranda 2025 e a apresentação do que foi descoberto às restantes salas.
Envolvimento dos alunos:
Cada sala do Jardim de Infância (3 salas), composta por 20 crianças com idades entre os 3 e os 6 anos, participou ativamente neste projeto. Através da observação regular no espaço exterior e do interesse natural das crianças, surgiu a vontade de conhecer melhor algumas espécies. Cada sala escolheu e pesquisou sobre os animais que observou com maior frequência, recolhendo informações com o apoio de livros, imagens, internet e vídeos.
As crianças estiveram envolvidas na construção de uma teia de ideias, nas pesquisas, na organização da informação recolhida e na elaboração de cartazes ilustrativos, onde fizeram desenhos, colagens, copiaram palavras e frases curtas e outras formas de registo gráfico.
O processo foi altamente participativo, promovendo a colaboração entre pares e o envolvimento nas diferentes fases do trabalho: observação, investigação, sistematização da informação, produção dos materiais e divulgação. No final, cada sala apresentou os seus trabalhos às restantes salas, partilhando as aprendizagens de forma entusiasta e mostrando-se orgulhosas do caminho percorrido. As crianças estiveram envolvidas em todas as atividades proporcionadas, desenvolvendo competências em diversas áreas, sempre com grande interesse e sentido de pertença.
Este projeto permitiu valorizar a observação, o espírito investigativo e o contacto com a natureza, promovendo aprendizagens significativas a partir da vivência direta com o meio.
Enquadramento curricular e extracurricular:
Este projeto enquadra-se principalmente na área de Conhecimento do Mundo, promovendo o desenvolvimento da curiosidade, da capacidade de observação e da consciência ambiental. Através do contacto direto com o meio envolvente, as crianças foram incentivadas a formular hipóteses, colocar questões e procurar respostas, assumindo um papel ativo no processo de aprendizagem.
Também se integraram outras áreas de conteúdo de forma transversal e articulada:
• Linguagem Oral e Abordagem à Escrita: através do enriquecimento do vocabulário, da partilha de ideias em grande grupo, das apresentações orais, da formulação de perguntas e da escrita de pequenas palavras/frases curtas com apoio do adulto;
• Expressão Plástica: com a realização de desenhos, colagens, cartazes e outros registos gráficos relacionados com as espécies estudadas;
• Matemática: com a contagem e classificação de espécies, a organização da informação e a criação de esquemas visuais (teias e tabelas simples);
• Formação Pessoal e Social: ao promover o trabalho em grupo, o respeito pelas ideias dos outros, a colaboração e o sentido de responsabilidade na preservação da natureza;
• Tecnologias e Recursos Digitais: através da pesquisa de imagens e vídeos, com o apoio do adulto, para aprofundar o conhecimento sobre as espécies observadas.
No plano extracurricular, o projeto ganhou uma dimensão mais alargada com a partilha do trabalho entre salas, o que reforçou o sentido de comunidade educativa. A articulação entre grupos permitiu valorizar as descobertas de cada sala, incentivando o respeito pelo trabalho dos outros e promovendo a comunicação intergrupal.
Este projeto revelou-se assim uma oportunidade rica de aprendizagem integrada, vivida de forma lúdica, participativa e significativa pelas crianças.
Divulgação:
No final de cada mini-projeto, os resultados e descobertas foram partilhados de diferentes formas, dando visibilidade ao trabalho realizado pelas crianças. Houve a divulgação na nossa página do Facebook, a exposição de cartazes e registos nos placares do Jardim de Infância, a participação com alguns trabalhos na Expo Miranda 2025 e ainda a apresentação das aprendizagens às restantes salas, promovendo o envolvimento de toda a comunidade educativa.