Escola Secundária de Valongo (Valongo)
Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior
Ano de Escolaridade:
11º ano
N.º de Participantes:
48
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
Desafiar as escolas a utilizarem os espaços exteriores como contexto para projetos de aprendizagem ativa em trabalho de campo foi o objetivo primordial deste projeto. O desafio foi lançado às turmas do 11.º CT1 e 11.º CT2, na disciplina de Biologia e Geologia, com o intuito de conhecer e dar a conhecer a diversidade de espécies que “visitam” os espaços exteriores da escola.
Não menos importante foi o enquadramento curricular do projeto, nomeadamente nos temas: “Diversidade biológica”, “Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos e autotróficos”, “Transporte nas plantas”, “Ciclos de vida” e “Estratégias de reprodução”.
A ideia de desenvolver o trabalho de forma colaborativa deve-se ao facto de este se tornar mais enriquecedor pela diversidade de ideias e perspetivas, pelo desenvolvimento de competências de relacionamento interpessoal e, naturalmente, pela motivação gerada.
Com este projeto, desenvolveram-se competências inerentes à aprendizagem baseada em projetos. O regulamento do trabalho foi explorado em aula e disponibilizado aos alunos na plataforma Google Classroom. Posteriormente, foi articulado entre as duas turmas como iriam desenvolver o trabalho em parceria, o qual decorreu nas aulas de turno.
A diversidade de espécies de flora e fauna no recinto escolar foi documentada através da observação direta, pesquisa, captura de imagens e elaboração de ilustrações. Para tal, os alunos utilizaram as aplicações iNaturalist, PlantNet e Google Lens. Durante as aulas de Biologia e Geologia, realizaram saídas para o recinto escolar, onde identificaram as espécies com recurso às aplicações referidas. Já em sala de aula, os alunos realizaram pesquisas sobre as espécies fotografadas e iniciaram as respetivas ilustrações.
O Caderno de Campo foi elaborado por uma aluna que se voluntariou para o efeito, utilizando a plataforma Canva.
Para concluir, este trabalho colaborativo revelou-se benéfico para todos, por ter sido mais inovador e motivador, além de incentivar a ligação à natureza por parte da comunidade educativa: conhecer para proteger.
Envolvimento dos alunos:
Participaram 48 alunos das turmas CT1 e CT2 do 11.º ano.
Os alunos foram desafiados a participar neste projeto, tendo-se mostrado bastante recetivos. Desde o início, estabeleceram parcerias, tanto dentro da própria turma como entre turmas.
Em alguns casos, repartiram tarefas, nomeadamente na elaboração do Caderno de Campo: alguns alunos ficaram responsáveis pelas ilustrações, enquanto outros se dedicaram à pesquisa sobre as espécies. Foram criando documentos em Word com fotografias, ilustrações e informações recolhidas, que foram depois entregues à aluna responsável pela compilação final do Caderno de Campo.
Em conjunto, e com a ajuda das professoras, foi feita a seleção dos seis trabalhos a submeter.
Enquadramento curricular e extracurricular:
Como citado anteriormente enquadra-se no currículo, nomeadamente nos temas: “Diversidade biológica”, “Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos e autotróficos”, “Transporte nas plantas”, “Ciclos de vida” e “Estratégias de reprodução”.
Divulgação:
No que diz respeito à divulgação do projeto “A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25” junto da comunidade educativa, o Caderno de Campo foi partilhado nas redes sociais do Eco-Escolas da Escola Secundária de Valongo, nomeadamente no Facebook e no Instagram.
Paralelamente está a ser preparada uma exposição dos trabalhos na Biblioteca da Escola, dado o elevado número de alunos envolvidos e a impossibilidade de integrar todos os trabalhos no Caderno de Campo, devido à limitação de páginas.