A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica do Chafariz D'El-Rei (Évora)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:
20

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O projeto foi apresentado pelo professor que motivou os alunos e conhecerem as diferentes espécies que partilham a escola connosco. Para isso, os alunos foram observar o recreio, reconhecer espécies já conhecidas (identificadas) e descobrir (identificando) outras. Para a identificação das plantas, os alunos usaram a aplicação "Plantnet". Uma vez identificada a espécie, as plantas eram de seguida fotografadas. Quanto às espécies animais, esperou-se pela oportunidade, o que não se revelou fácil. Por exemplo, teve que ser o professor a fotografar a lagartixa.
Posteriormente, numa aula de informática, cada aluno pesquisou informação acerca de uma espécie, temdo o professor orientado para a informação mais relevante, em alguns casos.
Na aula de explressão plástica os alunos desenharam à vista ou pela foto cada espécie.
Finalmente, as fotos e desenhos foram recortadas, distribuindo-se pelos alunos as tarefas de as colar e de passar para o caderno a informação recolhida.
Espécies incluídas no caderno: Alecrim, alfazema, erva-do-caril, Gazânia, chorão-das-craias, madressilva, sálvia, laranjeira, pereira, medronheiro, borboleta, minhoca, formiga, abelha, lagartixa e osga.

Envolvimento dos alunos:
Todos os alunos foram envolvidos. Ainda que alguns se tenham mostrado mais entusiastas e proativos, todos colaboraram.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Foram estabelecidas algumas conexões com as abordagens curriculares, nomeadamente com a classificação de plantas espontâneas e cultivadas, plantas locais ou invasoras. Com os animais também se estyabeleceram conexões com aprendizagens anteriores, nomeadamente no que respeita à alimentação e à reprodução.

Divulgação:
O caderno foi agora concluído, sendo que a sua divulgação à comunidade escolar será feita mediante a disponibilização do mesmo para consulta num espaço junto ao placard da Eco-Escola.