Escola Secundária da Baixa da Banheira (Moita)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Ano de Escolaridade:
8º
N.º de Participantes:
21
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
1. Planeamento
O trabalho sobre a biodiversidade foi inicialmente planeado nas aulas de Ciências Naturais.
- Sensibilizar os alunos para a importância da biodiversidade.
- Identificar espécies nativas e invasoras na escola e arredores.
- Promover boas práticas de preservação e valorização dos ecossistemas locais.
Foram calendarizadas algumas ações ao longo do ano letivo.
2. Organização e Implementação
Alunos: participaram ativamente em saídas de campo dentro do recinto escolar, recolheram dados, executaram o trabalho no seu caderno de campo.
Envolvimento dos alunos:
Cerca de 21 alunos: participaram ativamente em saídas de campo dentro do recinto escolar, recolheram dados, executaram o trabalho.
Enquadramento curricular e extracurricular:
Enquadramento Curricular:
A atividade sobre biodiversidade foi articulada com os conteúdos programáticos de várias disciplinas, promovendo uma aprendizagem significativa e interdisciplinar:
Ciências Naturais (2.º e 3.º Ciclos): estudo da diversidade de seres vivos, ecossistemas, cadeias alimentares e impactos da ação humana no ambiente.
Cidadania e Desenvolvimento: domínio “Educação Ambiental” e “Desenvolvimento Sustentável”, incentivando a participação ativa dos alunos na proteção do património natural.
Português: elaboração de textos informativos, relatos de observações e apresentação de conclusões das atividades realizadas.
Enquadramento Extracurricular:
Para além do contexto das disciplinas, o projeto foi dinamizado como uma iniciativa do programa Eco-Escolas, envolvendo:
Momentos fora do horário letivo: como saídas de campo, ações de plantação, limpeza (Visita de estudo ao Cabo Espichel; Plantação de uma Ilha da Biodiversidade no ISEL; Limpeza dos espaços interiores e exteriores à escola).
Datas comemorativas: Dia do Agrupamento, da Criança e do Ambiente que vai ser aproveitado para reforçar a visibilidade e impacto da atividade.
Divulgação:
Através de e-mails informativos, publicação de notícia no site da escola.