Escola EBI/JI Sophia de Mello Breyner (Oeiras)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Ano de Escolaridade:
8.º
N.º de Participantes:
30
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
As observações foram feitas, por três vezes, em semanas diferentes, durante o mês de dezembro e janeiro.
Durante o mês de março ocorreu uma quarta observação que consistiu numa atividade/aula de articulação entre as disciplinas de Físico-Química e Ciências Naturais com a observação e identificação de plantas bio indicadoras de pH, que permitiu inferir sobre o pH do solo da horta e sua envolvente.
Posteriormente, em sala de aula, os alunos fizeram esboços das espécies observadas. Na aula de TIC fizeram uma pesquisa de informação para realizar as fichas de identificação de cada espécie.
Finalmente apresentaram as fichas aos colegas, tendo estas sido um elemento de avaliação.
O Caderno de Campo foi realizado, posteriormente, pelos alunos, que selecionaram as espécies a colocar.
Envolvimento dos alunos:
O trabalho foi realizado pelas turmas A e B do 8.ºAno da Escola Básica Sophia de Mello Breyner em Carnaxide – Oeiras, num total de 30 alunos.
Enquadramento curricular e extracurricular:
No âmbito do tópico referente aos Ecossistemas, e subtópicos Ecossistemas e Organização dos Ecossistemas, da disciplina de Ciências Naturais 8.ºAno, está previsto proceder-se à caracterização de um ecossistema perto da escola, neste sentido, foi proposto pela professora que se fizesse a caracterizarão do ecossistema da zona envolvente da horta da escola, com a identificação das principais espécies aí existentes.
Divulgação:
Foi colocado na página do Facebook do Agrupamento.