Escola Secundária Inês de Castro (Vila Nova de Gaia)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Ano de Escolaridade:
8º ano
N.º de Participantes:
22
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
A primeira fase do trabalho foi a apresentação deste desafio à professora de Educação Visual da turma. Como esta professora gostou da ideia, foi planificado o trabalho entre as duas disciplinas envolvidas (Ciências Naturais e Educação Visual).
A segunda fase foi uma fase de sensibilização para o tema da biodiversidade em sala de aula e visita de estudo ao Parque Biológico de Gaia.
A terceira fase foi realizar, em duas aulas de CN, uma visita ao jardim da escola. Os alunos foram avisados que deveriam levar telemóvel ou máquina fotográfica, para efetuarem os seus registos. Foi bastante interessante verificar que havia locais do jardim da escola onde os alunos nunca tinham estado. Muitos alunos nunca se tinham apercebido da diversidade de espécies que habitam o jardim da escola. Os alunos fizeram os seus registos fotográficos; foram alertados que poderiam fazer outras visitas, por iniciativa própria, e outros registos.
A terceira fase foi a escolha da espécie que queriam representar nas aulas de Educação Visual e dar conhecimento à professora de CN da espécie escolhida. Recorrendo a plataformas como PlantNet, Biodiversity4all e iNaturalist os alunos identificaram as espécies.
Na quarta fase, os alunos imprimiram a fotografia da espécie, no tamanho definido, e começaram o seu trabalho nas aulas de EV.
A quinta fase foi uma fase de pesquisa sobre as características da espécie e algumas curiosidades. Elaboraram os textos para imprimir e colar no seu trabalho.
Na disciplina de Educação Visual, foram cumpridos os vários objetivos propostos deste desafio e foram desenvolvidas as competências inerentes à aprendizagem baseada em projetos.
O caderno de campo com a ilustração das espécies identificadas pelos alunos, foi realizado na aula de Educação Visual (4 aulas de 100 minutos),
A maioria das ilustrações, apresentou a espécie selecionada pelo aluno e um pormenor da mesma.
O desenho foi realizado a grafite e pintado com lápis de cor.
Posteriormente os alunos recortaram as fotografias, ilustrações e textos e colaram na página segundo uma estrutura igual para todas as páginas.
A cor das páginas foi escolhida de forma a realçar visualmente os vários elementos assim como estar associada às cores na natureza (terra).
A seguir foi realizada a capa do caderno com a seguinte técnica: foram recolhidas diversas espécies de flora, com guaches os alunos pintaram diversas folhas, flores, pequenos troncos em madeira (com diversas tonalidades de verde e castanho) e prensaram na capa ficando a impressão desses elementos.
O caderno de campo, apresenta uma página inicial com os elementos informativos do trabalho (símbolo Eco-escolas, tema, escola e turma).
Foi importante pensar na apresentação final deste trabalho, pois além de ser um caderno, pretendia-se que fosse ao mesmo tempo um suporte expositivo (páginas coladas em "fole"), que permitisse a visualização de todos trabalhos em simultâneo.
Foi um trabalho "desafiante" pois além de promover a interdisciplinaridade entre as disciplinas de Educação Visual e Ciências, fez com que os alunos observassem atentamente a biodiversidade do espaço escolar, usassem as tecnologias da fotografia e de identificação das espécies, e o registo através do desenho.
Envolvimento dos alunos:
Os alunos envolvidos foram 22 alunos da turma 8º B.
Os alunos desenvolveram o seu trabalho após sensibilização, nas aulas de Ciências Naturais, para a importância da biodiversidade. Para além da sensibilização nas aulas de CN, os alunos visitaram o Parque Biológico de Gaia, onde tiveram oportunidade de contactar diretamente com um ambiente natural e com imensos seres vivos das mais variadas espécies. Treinaram competências de observação e despertaram os seus sentidos. Esta sensibilização foi fundamental para, mais tarde desenvolverem o seu trabalho na escola.
Nas aulas de Educação Visual tiveram oportunidade de colocar no papel, as observações que tinham feito no jardim da escola. Trabalharam as técnicas de desenho a grafite e pintura com lápis de cor.
Enquadramento curricular e extracurricular:
Este desafio está perfeitamente enquadrado nos currículos das disciplinas envolvidas .
A Biodiversidade é um tema recorrente na disciplina de CN do 8º ano, bem como o desenvolvimento de competências de observação, de registo e de atitudes que visam conhecer e proteger o património natural. A utilização de tecnologia e das plataformas mencionadas, enquadra-se também no âmbito desta disciplina.
Quanto à disciplina de Educação Visual, foram desenvolvidas competências inerentes à aprendizagem baseada em projetos. Treinaram o desenho a grafite e a pintura com lápis de cor e desenvolveram outras técnicas (por exemplo na elaboração da capa do trabalho).
Divulgação:
O trabalho que só terminou no dia 26 de maio. Vai agora ser divulgado e apresentado à comunidade escolar.
Como tínhamos de pensar na apresentação e divulgação deste trabalho o mesmo foi elaborado a pensar nesta finalidade. Para além de ser um caderno, pretendia-se que fosse, ao mesmo tempo, um suporte expositivo (páginas coladas em "fole"), que permitisse a visualização de todos trabalhos em simultâneo.
O trabalho vai ser colocado em exposição na biblioteca escolar pois existe um espaço adequado para este fim. A biblioteca é muito frequentada por toda a comunidade e entendemos que seria o local ideal para dar a conhecer este trabalho.