A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB 2,3/S Aquilino Ribeiro (Oeiras)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8º ano

N.º de Participantes:
45

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
1. Objetivos
- Compreender o conceito de biodiversidade;
- Identificar espécies locais;
- Elaborar um caderno de campo.
2. Metodologia
- Visita e documentação da biodiversidade existente nos espaços exteriores da escola com recurso a fotografias e Apps ( iNaturalist; PlantNet; Google Lens; Mushroom Identify; https://flora-on.pt; https://rubisco.dcc.fc.up.pt/biolens/);
- Trabalho autónomo de pesquisa sobre as espécies identificadas;
- Elaboração do caderno de campo (manuscrito ou digital);
- Comunicação à turma do trabalho realizado.
3. Avaliação
- Rubricas de avaliação – Trabalho escrito e apresentação oral
4. Duração da atividade
- 5 tempos letivos

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidas duas turmas do 8º ano - 45 alunos - no âmbito da disciplina de Ciências Naturais

Enquadramento curricular e extracurricular:
Enquadramento curricular
Ano de escolaridade – 8º ano
Disciplina - Ciências Naturais
Tema – Sustentabilidade na Terra
Subtema – Interação entre os seres vivos e o ambiente
Aprendizagem essencial - Caracterizar um ecossistema na zona envolvente da escola (níveis de organização biológica, biodiversidade) a partir de dados recolhidos no campo.
Enquadramento extracurricular
Objetivos do Projeto Educativo:
Promover a consolidação de práticas de desenvolvimento de competências transversais e reforço das componentes de cidadania, arte, ciência e tecnologia, ambiente, cultura e desporto;
Adequar a organização do currículo a práticas pedagógicas mais eficazes no desenvolvimento das competências plasmadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO);
Promover a introdução de mecanismos pedagógicos conducentes a uma maior motivação para aprendizagem;
Melhorar a qualidade das aprendizagens, tornando-as mais significativas, contribuindo para a autonomia e para o sucesso escolar, concebido de uma forma global;

Divulgação:
Foi publicada uma noticia no Jornal Eco.