Escola EB 2,3/S Aquilino Ribeiro (Oeiras)
Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior
Ano de Escolaridade:
10º ano
N.º de Participantes:
16
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
1. Objetivos
- Compreender o conceito de biodiversidade;
- Identificar e caracterizar espécies locais;
- Articular a biodiversidade escolar com as obras de Luís de Camões
- Elaborar um livro digital
2. Metodologia
- Visita e documentação da biodiversidade existente nos espaços exteriores da escola com recurso a fotografias e Apps ( iNaturalist; PlantNet; Google Lens; Mushroom Identify; https://flora-on.pt; https://rubisco.dcc.fc.up.pt/biolens/);
- Trabalho autónomo de pesquisa sobre as espécies identificadas;
- Elaboração do livro digital
3. Avaliação
- Rubrica de avaliação – Livro digital
4. Duração da atividade
- 5 tempos letivos
5. Produtos finais - links
https://app.bookcreator.com/library/-OJOXUiwk1j5nwA4-aGd/r77NNPmLJGutuwhq9Y9JBBEXIH8zpcCCHBqQ8_GCchQPZ0Teu8NTTw/mzNm05fyRG6N3rymNIJ7xg
https://read.bookcreator.com/Jb9CqKHIqVNk8N2ZzVgVCmuezqk1/0hl6iWzETv2B6KRJDtwRKw/n3fnKrO0QsKRYw1jdjpB6A-right
https://read.bookcreator.com/iYkTgm6NrUORnkIoTxTXpd1En5J2/w2QaSe4cRf-LNKgv3PniDw
Envolvimento dos alunos:
No inicio dos conteúdos da Biologia foi proposta a atividade à turma (16 alunos)
Enquadramento curricular e extracurricular:
5. Enquadramento curricular
Ano de escolaridade – 10º ano
Disciplina – Biologia e Geologia
Domínio - Biodiversidade
Aprendizagem essencial - Sistematizar conhecimentos de hierarquia biológica (comunidade, população, organismo, sistemas e órgãos) e estrutura dos ecossistemas (produtores, consumidores, decompositores) com base em dados recolhidos em suportes/ambientes diversificados (bibliografia, vídeos, jardins, parques naturais, museus).
Enquadramento extracurricular
Objetivos do Projeto Educativo:
Promover a consolidação de práticas de desenvolvimento de competências transversais e reforço das componentes de cidadania, arte, ciência e tecnologia, ambiente, cultura e desporto;
Adequar a organização do currículo a práticas pedagógicas mais eficazes no desenvolvimento das competências plasmadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO);
Promover a introdução de mecanismos pedagógicos conducentes a uma maior motivação para aprendizagem;
Melhorar a qualidade das aprendizagens, tornando-as mais significativas, contribuindo para a autonomia e para o sucesso escolar, concebido de uma forma global;
Divulgação:
Não foi realizada a divulgação na comunidade educativa.