A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica 2,3 Almeida Garrett (Amadora)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
5.º ano

N.º de Participantes:
23

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Com os conhecimentos teóricos adquiridos nas aulas de Ciências Naturais sobre forma, revestimento, locomoção, alimentação (modos e estratégias para capturar alimento) e reprodução dos animais, os alunos foram para os campos, em redor dos blocos, observar, registar no caderno e fotografar seres vivos como animais, plantas e fungos.
Em articulação com disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) os alunos fizeram a pesquisa da espécie escolhida, para a realização do seu trabalho, utilizando meios informáticos.
Cada página do caderno contém apenas uma espécie com a seguinte informação: nome da espécie (vulgar e científico), principais características, a fotografia, a ilustração da espécie e a data e local da observação.
Todos os trabalhos foram apresentados na aula de Ciências Naturais, em que a professora indicou algumas alterações a fazer.
Após a impressão de cada trabalho, cada aluno fez a ilustração da espécie que estudou.
A professora de Ciências optou por colocar na última folha do caderno, a informação sobre a data e o local da observação de cada espécie no mapa da escola.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos 23 alunos.
No dia 26 de fevereiro toda a turma teve uma aula de Ciências Naturais diferente, no exterior da sala. Dispersaram-se por toda a escola a procurar espécies animais, plantas ou fungos. Encontraram várias espécies animais e plantas, mas também um cogumelo na árvore. Fizeram alguns registos no caderno e fotografaram os seres vivos.
Na aula de TIC fizeram a pesquisa das espécies escolhidas por eles.
Apresentaram na aula de Ciências Naturais os seus trabalhos e com o feed-back da professora.
Foram impressos os trabalhos depois de corrigidos e posteriormente fizeram a ilustração na aula de Cidadania e Desenvolvimento.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Relacionou-se as características (forma do corpo, revestimento, órgãos de locomoção) de diferentes animais com o meio onde vivem;
Relacionou-se os regimes alimentares de alguns animais com o respetivo habitat;
Explicou-se a necessidade da intervenção de células sexuais na reprodução de alguns seres vivos e a sua importância para a evolução das espécies;
Distinguiu-se animais ovíparos de ovovivíparos e de vivíparos;
Explicou-se que há animais que passam por metamorfoses completas durante o seu desenvolvimento;
Identificou-se adaptações morfológicas e comportamentais dos animais à variação da água, luz e temperatura;
Identificou-se espécies da flora invasora e suas consequências para a biodiversidade local.

Divulgação:
A divulgação foi feita no Facebook da Escola, no Facebook ECO-ESCOLAS, no Facebook PROF.ECO-ESCOLAS-COORDENADORES.
Será ainda emitido o vídeo através da televisão, no átrio da escola.