A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Secundária de Estarreja (Estarreja)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8º ano de escolaridade

N.º de Participantes:
110

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Respondendo ao desafio Eco Escolas “A Biodiversidade da Minha Escola” foram planificadas e
realizadas atividades de caráter prático, junto dos alunos do 8º ano de escolaridade, no âmbito da
disciplina de Ciências Naturais. Promovendo a educação ambiental, as atividades enquadraram-se
em aprendizagens essenciais deste nível de escolaridade, nas temáticas “Sistema Terra, da célula à
biodiversidade” e “Dinâmica dos ecossistemas”, envolvendo várias áreas de competências do Perfil
do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. O trabalho centrou-se na caracterização de um
ecossistema da zona envolvente da escola (fatores abióticos, níveis de organização biológica,
biodiversidade) a partir de dados recolhidos no campo.
Para além do trabalho com a biodiversidade no campo, realizou-se, na componente laboratorial com
recurso à montagem de um “Funil de Berlese-Tullgren”, trabalho com a biodiversidade do solo dos
ecossistemas visitados.
Os alunos realizaram as atividades com recurso a um guião de trabalho elaborado para a componente
de trabalho de campo, atividade laboratorial e produção de um relatório. Recorreu-se também à
Classroom de turma para a apresentação de instruções complementares e entrega de trabalhos, bem
como ao Google Drive para organização, apresentação e tratamento dos registos fotográficos das
espécies, num modelo definido, este último para trabalho individual dos alunos e revisão por parte
da docente responsável.
As atividades iniciaram com uma “aula Pré-saída”, de preparação dos alunos para todo o trabalho
que era proposto desenvolver, apresentando e analisando o Guião de Trabalho e publicando na
Classroom as instruções complementares. Noutra aula foi explicada e exercitada a utilização da app
iNaturalist. Depois, cada turma, desdobrada em dois turnos e organizada em 4 grupos de trabalho
por turno, realizou a saída de campo a dois espaços da área escolar. Um turno trabalhou no jardim
arbóreo (com alguns carvalhos e pinheiros), localizado atrás do pavilhão desportivo, dentro do
recinto escolar, o outro trabalhou num espaço florestal (eucaliptal) situado junto à escola, para
alargar o estudo da biodiversidade e para, na componente de observação da biodiversidade do solo,
poder fazer uma análise comparativa que permitisse explorar alguma influência das características
do solo na biodiversidade de invertebrados.
No campo, também foi aplicada a observação de invertebrados utilizando um tabuleiro branco sobre
o qual era feita a agitação de ramos da vegetação.
Posteriormente, com os seus registos fotográficos no campo, utilizando os telemóveis, os alunos
procederam à identificação das espécies, encontradas e selecionadas por eles, e à pesquisa de
informação de caracterização das mesmas na internet e com auxílio da aplicação iNaturalist. Durante
a revisão e correção dos trabalhos por parte das docentes, foi também utilizada esta ferramenta e, no
caso das plantas, a consulta complementar do flora-on.pt.
As turmas 8ºC, 8ºD, 8ºF e 8ºG, num total de, aproximadamente, 70 alunos, foram envolvidas no
projeto - desafio Eco Escolas e realizaram o trabalho de campo com identificação das espécies através
da aplicação móvel iNaturalist, contudo o trabalho foi adaptado, atendendo ao perfil das turmas, e
apenas as duas primeiras turmas (8ºC e 8ºD - 46 alunos) puderam realizar o trabalho digital de
apresentação das espécies e os respetivos cadernos de campo. De todos os trabalhos produzidos, em
cada turma, foram selecionados os correspondentes a 6 espécies para cada caderno de campo.
O arranjo gráfico / estético de cada caderno de campo contou com a colaboração da docente de
Educação Visual e com o trabalho de duas alunas (uma representante de cada turma), para a criação
da capa.
Tendo em conta que os trabalhos apenas ficaram concluídos após a data de realização da semana Eco
Escolas do Agrupamento, que decorreu na primeira semana de aulas do 3ºP, a divulgação da
atividade ficou a cargo da equipa Eco Escolas do Agrupamento de Escolas de Estarreja, para a qual
foi encaminhado um trabalho digital, no formato solicitado por esta equipa, com a ilustração
fotográfica e descrição sumária das atividades.

Envolvimento dos alunos:
Participaram neste desafio seis turmas do 8º ano (C, D, E, F, G e H), num total de cerca de 110 alunos e respetivas docentes - Elizabeth Marques e Marina Gonçalo. A atividade foi desenvolvidas nas aulas de Ciências Naturais, no exterior para recolha de imagens, na sala e com a colaboração da disciplina de Ed. Visual para o desenho das espécies, tal como está em cima.

Enquadramento curricular e extracurricular:
As atividades enquadraram-se em aprendizagens essenciais deste nível de escolaridade, nas temáticas “Sistema Terra, da célula à biodiversidade” e “Dinâmica dos ecossistemas”, envolvendo várias áreas de competências do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. O trabalho centrou-se na caracterização de um ecossistema da zona envolvente da escola (fatores abióticos, níveis de organização biológica, biodiversidade) a partir de dados recolhidos no campo.
Para além do trabalho com a biodiversidade no campo, realizou-se, na componente laboratorial com
recurso à montagem de um “Funil de Berlese-Tullgren”, trabalho com a biodiversidade do solo dos
ecossistemas visitados.

Divulgação:
A divulgação da atividade foi realizada nas turmas pelas respetivas docentes.
O resultado final do trabalho, as várias fotografias, foram projetadas no plasma da sala de convívio onde toda a comunidade tem acesso,.