Colégio Oceanus (Vila Nova de Gaia)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Ano de Escolaridade:
1º ano do 1º ciclo
N.º de Participantes:
24
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
O projeto "A biodiversidade da minha escola" foi desenvolvido com os alunos do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como principal objetivo promover o conhecimento e valorização da biodiversidade existente no meio envolvente da escola. Esta iniciativa surgiu da necessidade de proporcionar experiências significativas de contacto com a natureza, de forma a fomentar nos alunos atitudes de respeito e preservação ambiental, bem como o desenvolvimento de competências essenciais no domínio da literacia científica.
Este projeto insere-se no âmbito da Educação para a Cidadania e da Educação Ambiental, integrando conteúdos do Estudo do Meio, domínio "À descoberta do ambiente natural", e promovendo competências transversais como a pesquisa, a seleção e a organização de informação, a colaboração e a comunicação.
Objetivos Específicos
• Sensibilizar para a importância da biodiversidade e da sua conservação.
• Promover o contacto direto com o meio natural envolvente à escola.
• Desenvolver competências de observação, registo e identificação de espécies animais e vegetais.
• Fomentar o trabalho colaborativo e o uso de ferramentas digitais de apoio à investigação científica.
• Criar materiais informativos e educativos com base nos conhecimentos adquiridos.
Metodologia e Desenvolvimento
A implementação do projeto baseou-se em metodologias ativas centradas no aluno, nomeadamente o trabalho de campo, o trabalho por projetos e a pesquisa coletiva. A sequência de atividades foi cuidadosamente planificada de forma a garantir a progressiva construção do conhecimento, articulando momentos de exploração prática com momentos de sistematização e produção.
Envolvimento dos alunos:
1. Atividade de motivação
O projeto teve início com uma visita ao Parque Biológico de Gaia, onde os alunos tiveram oportunidade de observar diretamente diversas espécies de fauna e flora. Esta visita proporcionou uma base motivacional e cognitiva sólida para o trabalho posterior.
2. Observação e registo no meio escolar
Foram realizadas várias saídas ao espaço exterior do colégio com o objetivo de observar, identificar e registar fotograficamente as espécies existentes. Estas saídas permitiram a recolha de dados empíricos e a vivência de situações autênticas de aprendizagem.
3. Caixas representativas no ambiente natural envolvente
Após a recolha de diferentes elementos naturais e em pequenos grupos os alunos colocaram “mãos na massa” e tentaram recriar o ambiente natural envolvente.
4. Identificação das espécies
Em pequenos grupos, e com o apoio da aplicação iNaturalist, os alunos realizaram a identificação concreta das espécies observadas. Esta ferramenta digital permitiu-lhes aceder a informação científica validada e desenvolver competências no uso de tecnologias educativas.
5. Produção de materiais informativos
A informação recolhida foi organizada e apresentada sob a forma de cartazes identificativos de cada espécie, realizados pelos próprios alunos. Estes materiais foram posteriormente compilados num herbário de turma, que ficará disponível na biblioteca escolar para consulta por outras turmas.
6. Continuidade do projeto
Como extensão natural do trabalho realizado, será desenvolvido, durante o mês de junho, um novo projeto de identificação e sinalização das espécies vegetais presentes no colégio. Serão construídas placas identificativas para árvores, arbustos, plantas rasteiras e espécies da horta, contribuindo para a valorização e preservação do património natural da escola.
Enquadramento curricular e extracurricular:
- Estudo do Meio - Exploração do meio natural e reconhecimento de elementos da biodiversidade local; desenvolvimento de atitudes de respeito e cuidado pelo ambiente;
- Português - Produção e leitura de textos informativos (nos cartazes); alargamento do vocabulário específico;
- Educação Artística - Elaboração de cartazes com elementos gráficos e visuais;
- Tecnologias da Informação e Comunicação - Uso da aplicação iNaturalist para pesquisa e registo de dados.
Divulgação:
O projeto "A biodiversidade da minha escola" revelou-se uma experiência educativa rica, integradora e altamente significativa para os alunos. Para além de consolidar aprendizagens curriculares de forma contextualizada, fomentou o desenvolvimento de valores ecológicos e atitudes responsáveis face ao meio ambiente. Como forma de comunicação à comunidade educativa alargada foram utilizadas as redes sociais do colégio no qual foram registadas e enquadradas algumas das atividades desenvolvidas tais como a visita de estudo ao Parque Biológico de Gaia e as atividades de campo nos espaços exteriores do colégio. Também aquando da realização do Open Day (dia aberto em que toda a comunidade educativa é convidada a vir ao colégio com vista a ver a exposição de trabalhos feitos pelos alunos) foram expostas as caixas representativas do ambiente envolvente. O projeto será apresentado num grupo mais restrito aos encarregados de educação da turma aquando da próxima reunião geral de pais. E finalmente o herbário estará disponível para consulta dos restantes alunos do colégio e suas famílias na biblioteca da escola.