Escola Básica de Cabeças (Estarreja)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Ano de Escolaridade:
pré-escolar
N.º de Participantes:
18
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
O projeto do Caderno de Campo começou de forma inesperada, quando, durante um recreio na escola, as crianças encontraram um inseto morto no chão. Este acontecimento despertou a curiosidade do grupo sobre os pequenos seres vivos que partilham o nosso espaço escolar. A partir desta descoberta, surgiu a ideia de observar e registar outras espécies que habitam o ambiente à nossa volta.
Após a descoberta inicial, reunimo-nos em grupo para planificar o trabalho. Decidimos que iríamos investigar não só insetos, mas também outros pequenos animais facilmente encontrados na escola e arredores. Escolhemos algumas espécies para observar: lagartixa, caracol e joaninha. Definimos o que seria necessário para o registo das observações: folhas brancas, material de desenho, máquina fotográfica/telemóvel, rede, pinça, copos com lupa e lupa.
A implementação do projeto envolveu várias saídas ao recreio e ao jardim da escola, onde procurámos e observámos as espécies escolhidas e outras que foram descobertas! Sempre que encontrávamos um exemplar, registávamos cuidadosamente todos os dados no caderno. Tirámos fotografias ou fizemos desenhos detalhados dos animais. Para identificar corretamente cada espécie, pesquisámos em livros e na internet, complementando os nossos registos com informações científicas.
No final, organizámos as folhas de forma clara, com uma página para cada espécie, incluindo imagens, descrições e as nossas próprias observações, de forma a construir um painel.
O projeto começou com uma simples descoberta no recreio, mas rapidamente se transformou numa oportunidade para aprender mais sobre a biodiversidade à nossa volta.
Envolvimento dos alunos:
Todo o grupo esteve envolvido neste projeto devido ao entusiasmo e envolvimento que as crianças demonstraram. As atividades foram desenvolvidas tanto em pequeno grupo como individualmente (no caso das crianças com NEE) ou ainda em grande grupo, na apresentação de resultados.
Através da observação direta e do registo gráfico, desenvolvemos o nosso espírito científico e aprendemos a valorizar os pequenos seres vivos que partilham o nosso dia a dia.
Enquadramento curricular e extracurricular:
O projeto Biodiversidade na minha Escola é um exemplo de prática pedagógica alinhada com as OCEPE, pois parte dos interesses reais das crianças, promove a aprendizagem ativa e globalizante, valoriza a observação e registo do mundo natural e incentiva a participação e autonomia, tanto em contexto curricular como extracurricular.
De acordo com as Áreas de Conteúdo:
Área do Conhecimento do Mundo: O projeto promove a observação, a exploração e a compreensão do meio natural, incentivando o questionamento e a pesquisa sobre os seres vivos encontrados no espaço escolar.
Área de Formação Pessoal e Social: Desenvolve atitudes de respeito pela natureza, cooperação, responsabilidade e partilha de saberes.
Área da Expressão e Comunicação: Envolve o registo gráfico (desenho, fotografia), a linguagem oral (partilha de descobertas) e a abordagem à escrita (legendas, pequenas descrições)
Divulgação:
O projeto foi apresentado ao grupo primeiramente, por pequenos grupos. Foi realizado um painel que está nas exposto para que as famílias e comunidade educativa possam conhecer. Será ainda colocado em exposição na festa de Final de Ano.