Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas (Porto)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Ano de Escolaridade:
8º ano
N.º de Participantes:
60
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
O trabalho foi desenvolvido nos jardins interiores e exteriores da escola. Os alunos fizeram o reconhecimento através de uma aplicação para telemóvel de algumas espécies da flora e fauna autóctones. Posteriormente preencheram um Caderno de Campo onde registaram o nome vulgar e científico da espécie, as suas principais características e a data e localização da observação. A ilustração foi feita em papel e lápis de cor e posteriormente fotografada.
Envolvimento dos alunos:
Participaram 3 turmas do 8º ano de escolaridade. Os alunos foram envolvidos no contexto dos conteúdos programáticos lecionados na disciplina de Ciências Naturais, pelo que a planificação e organização lhes é atribuída. De um modo geral os alunos participaram de forma ativa e interessada.
Enquadramento curricular e extracurricular:
Equilíbrio dinâmico e sustentabilidade dos Ecossistemas (Ciências Naturais 8º ano)
Divulgação:
Através de divulgação digital num sistema de comunicação interna da escola, onde os cadernos de campo com o registo das espécies identificadas passam num monitor várias vezes por semana.