A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica do Prior Velho (Loures)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
Pré-escolar sala 2 e sala 3

N.º de Participantes:
45

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Iniciámos o projeto, sensibilizando e percebendo o significado dos conceitos biodiversidade, fauna e flora. O grupo da sala 2, ficou com a responsabilidade de explorar a flora da nossa escola e o grupo da sala 3 a fauna.
Posto isto, fomos para o exterior munidos de lupas e telemóvel para fotografar as espécies encontradas. Com a ajuda dos E.E. construímos comedouros e bebedouros para as aves e um jardim vertical, para promover a observação de aves e insetos. Após a seleção das espécies, recorremos ao livro "Botanium", google e iNaturalist para conseguir uma informação fidedigna e assim melhor identificar as espécies e respetivas características.
Posteriormente, começámos a elaborar o caderno de campo em suporte de cartão (A3), uns desenharam, outros pintaram, recortaram, escreveram, dando vida ao nosso caderno da biodiversidade da minha escola.

Envolvimento dos alunos:
As crianças interessaram-se pelo projeto desde o início, uma vez que o tema aborda seres vivos, os quais sempre lhes despertaram curiosidade. As crianças tiveram sempre voz ativa no que respeita a decisões tomadas: que espécies iríamos pesquisar; de que forma iríamos elaborar o nosso caderno de campo (forma, tamanho, decoração...)

Enquadramento curricular e extracurricular:
O tema "A biodiversidade da minha escola", enquadra-se principalmente na área do conhecimento do mundo, mas pode e foi trabalhado de forma transversal (enquadramento curricular):
- As crianças observaram plantas, animais no espaço escolar; desenvolveram atitudes de respeito e cuidado pelo ambiente; exploraram noções de classificação (plantas/animais, tamanhos, cores, habitats) - Conhecimento do mundo.
- Foi fomentada a colaboração e o trabalho de grupo; foi desenvolvido o sentido de pertença à escola como espaço partilhado com outros seres vivos - Formação pessoal e social.
- Foi-lhes possibilitado desenhar e construir animais e plantas - Expressão e comunicação.
A participação neste projeto "A biodiversidade na minha escola" no âmbito do Eco-escolas e o convite às famílias a virem ao Jardim de Infância colaborar na construção dos comedouros e bebedouros para aves e jardim vertical, vieram reforçar o trabalho curricular, promovendo a exploração ativa, o envolvimento emocional com o ambiente e uma aprendizagem experiencial (enquadramento extracurricular).

Divulgação:
Publicação de fotos no site do agrupamento, nomeadamente no separador projetos.
O caderno andou de sala em sala, para todos terem a oportunidade de explorá-lo.
Foi divulgado no grupo whatsapp dos E.E. das respetivas salas.
Ficou também exposto à entrada do JI para poder ser visualizado por toda a comunidade escolar.