A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 Professor Mendes Ferrão (Arganil)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
7º, 8º e 9º

N.º de Participantes:
86

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Esta atividade, "A Biodiversidade na Minha Escola", iniciou-se com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a importância da preservação da biodiversidade local e do património natural envolvente.
Inicialmente, foi planificada em articulação com o Conselho Eco-Escolas e os docentes das disciplinas de Ciências Naturais, Educação Visual, Matemática e Cidadania e Desenvolvimento, ficaram definidos os seguintes eixos de atuação:
• Promover a observação direta da biodiversidade existente no recinto escolar;
• Desenvolver competências de registo científico e representação artística;
• Estimular o pensamento crítico e a cidadania ativa no contexto ambiental.
Foi delineado um plano de aula interdisciplinar, envolvendo a preparação teórica em sala de aula, a realização de saídas de observação e a produção de trabalhos práticos.
A organização da atividade contou com o envolvimento direto de todos os alunos do 2.º e 3.º ciclos, que durante o percurso Eco Trilho, teriam que recolher fotografias da biodiversidade que iam encontrando e também no recinto escolar.
A atividade decorreu ao longo de 3 semanas letivas. Na primeira fase, os alunos realizaram a recolha das fotografias, na segunda fase, em sala de aula, os alunos pesquisaram e analisaram os dados, organizaram a informação e representaram as espécies observadas através de desenhos ilustrativos.
A atividade foi bem acolhida pelos alunos, que demonstraram grande curiosidade, envolvimento e sentido de responsabilidade ambiental. A interdisciplinaridade permitiu uma abordagem rica e diversificada, combinando ciência, arte e cidadania. Os produtos finais irão ser expostos na escola e partilhados com a comunidade educativa.
Através desta iniciativa, os alunos reconheceram a biodiversidade como um valor presente no seu dia a dia e compreenderam que a sua preservação começa em espaços tão próximos como o recreio ou o jardim da escola.

Envolvimento dos alunos:
Todos os alunos da escola foram envolvidos através do Conselho Eco-Escolas, das disciplinas de Ciências Naturais, Educação Visual, Matemática e Cidadania, depois uns participaram mais e outros menos, mas o importante foi passar a mensagem que se pretendia.

Enquadramento curricular e extracurricular:
A atividade é exemplar no seu enquadramento curricular, pois não apenas cumpre metas específicas das disciplinas envolvidas, como também fomenta valores e competências transversais. No plano extracurricular, valoriza a escola como agente ativo de mudança, mobilizando alunos para a ação local com impacto global.

Divulgação:
Está a ser organizado um painel para exposição na escola, onde será criado um QR code com link para uma galeria digital com todo o trabalho realizado. Também será divulgado nos meios de comunicação habituais do agrupamento.