Escola Básica Amadeo de Souza-Cardoso (Amarante)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Ano de Escolaridade:
5.º, 8.º e 9.ºanos
N.º de Participantes:
24
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
A planificação do trabalho foi planificada no âmbito do Eco-Escolas , em articulação e na sequência de outra atividade desenvolvida no Clube Ciência Viva, no ano letivo transato
A organização do trabalho foi feita pelas coordenadoras de ambos os projetos e a sua implementação foi levada a cabo nos tempos afetos ao Clube Ciência Viva e em algumas aulas de Físico-Química.
Envolvimento dos alunos:
Estiveram envolvidos no projeto, um total de 24 alunos.
O trabalho foi realizado por alunos do 2º e do 3º ciclo de escolaridade, sendo a maioria alunos do 8ºano: ( 5º ano – 3; 8º ano – 19; 9ºano – 2).
Os alunos saíram, por diversas vezes, para o exterior da sala, supervisionados pelo professor, recolhendo imagens de diversas espécies.
A partir de imagens das diversas espécies e amostras recolhidas, fizeram a pesquisa em sala de aula sobre as mesmas e, no final, fizeram a respetiva ilustração.
Enquadramento curricular e extracurricular:
A realização deste projeto, enquadra-se plenamente nas orientações curriculares em vigor para o ensino básico, nomeadamente na áreas das ciências, nomeadamente Ciências Naturais entre outras.
A elaboração deste caderno de campo contribui para o desenvolvimento das competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, promovendo a autonomia, o pensamento crítico, a literacia científica e a valorização do património natural.
Podem elencar-se, neste contexto, algumas aprendizagens desenvolvidas, a saber:
Diversidade nos seres vivos e suas interações com o meio:
Identificação de espécies e caraterização de habitats; Compreensão da importância da biodiversidade e da conservação dos ecossistemas.
Método científico e trabalho de campo:
Observação direta e sistemática de elementos do meio natural; Registo e análise de dados em contexto real;
A utilização do caderno de campo como instrumento de registo e reflexão permite consolidar aprendizagens significativas, promovendo o contacto direto com a natureza e reforçando o papel ativo dos alunos na construção do seu conhecimento. Além disso, valoriza-se a interdisciplinaridade, podendo envolver áreas como Educação Visual, o Português ou Cidadania e Desenvolvimento.
Este tipo de atividade é, portanto, uma ferramenta educativa valiosa, que não só cumpre os objetivos curriculares como também motiva os alunos para uma aprendizagem ativa, contextualizada e com impacto positivo na sua consciência ecológica.
Divulgação:
A divulgação foi feita através de um padlet na plataforma Teams e na Rádio escola com um podcast dando a conhecer o trabalho e desafiando os restantes alunos para colaborarem e fazerem crescer este caderno de campo.