Escola Secundária de Caldas das Taipas (Guimarães)
Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior
Ano de Escolaridade:
10º ano
N.º de Participantes:
24
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
O trabalho foi planificado no âmbito dos temas “Espaços Exteriores” e “Biodiversidade” do plano de ação da ESCT. Foi apresentada à turma de 10º ano a proposta de trabalho consistindo numa articulação entre as disciplinas de Biologia e Geologia (BG) e Física e Química A (FQA). Numa fase inicial os alunos realizaram observações/registos fotográficos no recinto escolar e respetiva localização GPS, procedendo posteriormente à sua identificação, recorrendo à aplicação móvel iNaturalist. Numa aula de FQA os alunos realizaram as ilustrações relativas às espécies fotografadas. Com o orientação e apoio da docente de BG, em aulas práticas, procederam à organização dos registos, classificação e descrição científica das espécies de flora e fauna local, recorrendo também à consulta do manual da disciplina e pesquisas na internet. Por último, em FQA, procedeu-se à elaboração de um ebooK, na plataforma Book Creator, para produto final do trabalho desenvolvido.
Envolvimento dos alunos:
Neste trabalho foram envolvidos os 24 alunos da turma 2 do 10 º ano de Ciências e Tecnologias, os quais aderiram com entusiasmo à sua concretização. Inicialmente, as docentes das disciplinas envolvidas, estabeleceram os objetivos do eBook: sensibilização da comunidade educativa e divulgação científica com aprofundamento de conteúdos. Em grupos de trabalho, os alunos recolheram a informação necessária, tendo em conta os objetivos do trabalho, reforçando o conceito de biodiversidade e a sua importância ecológica, económica e social.
Enquadramento curricular e extracurricular:
ENQUADRAMENTO CURRICULAR
- Biologia e Geologia: Diversidade de seres vivos; Ecossistemas e relações ecológicas; Conservação da natureza e biodiversidade.
- Física e Química A: Utilização de ferramentas digitais (Book Creator) para publicação de conteúdos digitais; A importância da conservação ambiental.
ENQUADRAMENTO EXTRACURRICULAR
- Contributo para a formação de uma consciência ecológica nos alunos; Integração em projetos escolares como o Plano Anual de Atividades (PAA) promovendo o trabalho colaborativo entre docentes e disciplinas.
Divulgação:
Nas redes sociais da escola (cartaz alusivo ao dia internacional da biodiversidade), no placard de comunicação das atividades do projeto Eco-Escolas localizado no bloco principal e apresentação do ebook no ecrã interativo da BE/CRE, durante os dias 22 e 23 de maio.