Escola EB 2,3 de Pevidém (Guimarães)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Ano de Escolaridade:
6.º e 8.º anos
N.º de Participantes:
90
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
Foi proposto aos alunos o desafio de observar, conhecer e documentar a diversidade de flora e fauna existente nos jardins do recinto escolar. Para tal, os alunos realizaram observações diretas, capturas fotográficas, pesquisas e ilustrações das espécies por si selecionadas. De imediato, aceitaram o desafio e começaram por planear as sessões de campo, instalando uma aplicação (iNaturalist) nos telemóveis para identificação das espécies. Numa primeira fase, nas aulas de Ciências Naturais, exploraram o espaço exterior da escola, selecionando três espécies vegetais e três animais para fotografarem e procederem à sua identificação através da utilização da aplicação iNaturalist.
Numa segunda fase, realizaram a pesquisa detalhada de cada espécie e elaboraram as respetivas fichas técnicas. Em Educação Visual, criaram ilustrações das espécies escolhidas, concluindo o Projeto nas aulas de TIC, onde organizaram toda a informação num caderno de campo digital.
Envolvimento dos alunos:
Participaram neste projeto os alunos de uma turma de 6.º ano e de quatro turmas de 8.º ano, num total de 90 alunos, nas disciplinas de Ciências Naturais, Educação Visual e TIC. O envolvimento dos alunos foi bastante positivo, demonstrando grande empenho e motivação ao longo de todas as etapas do Projeto.
Enquadramento curricular e extracurricular:
Este Projeto integra-se nos conteúdos curriculares de Ciências Naturais, nomeadamente nos domínios dos ecossistemas, interações entre seres vivos e o ambiente, bem como na gestão sustentável dos recursos naturais. Em Educação Visual, foram aplicadas técnicas de desenho livre e pintura e, nas aulas de TIC, os alunos desenvolveram competências no tratamento de imagem e na pesquisa em fontes científicas.
Divulgação:
Os trabalhos foram apresentados numa exposição colocada na entrada da escola, permitindo a toda a comunidade educativa conhecer a biodiversidade local. Está também prevista a partilha dos resultados no site e nas redes sociais da escola, nomeadamente no Facebook.