Colégio de Lourdes (Santo Tirso)
Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior
Ano de Escolaridade:
11º ano
N.º de Participantes:
11
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
Elementos da turma de 11º ano, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, organizaram-se e definiram a área de estudo - o Jardim Pascal- uma área verde pertencente à escola. Os alunos definiram 3 momentos para a execução do restante projeto. Num primeiro encontro, dividiram-se em pequenos grupos e fizeram o reconhecimento, registo e classificação de vários seres vivos. Num momento posterior, foram selecionados as espécies que seriam aprofundadas e trabalhadas. Em pequenos grupos, alguns alunos realizaram o registo em desenho e outros organizaram as páginas do caderno de campo. Por fim, num último momento, todo o trabalho foi revisto e analisado para submissão.
Envolvimento dos alunos:
Neste grupo de trabalho, foram envolvidos dez alunos da disciplina de Biologia e Geologia e uma aluna de Geometria Descritiva, que auxiliou na realização dos registos em desenho. Todos participaram nas etapas já descritas.
Enquadramento curricular e extracurricular:
Esta atividade enquadra-se na disciplina de Biologia e Geologia, no domínio da Sistemática dos Seres Vivos. De uma forma geral, todos os alunos desenvolveram competências de comunicação, trabalho colaborativo e responsabilidade, tendo-se posicionado como cidadãos que desenvolvem ações para a comunidade na qual estão inseridos. Alguns alunos, ainda, desenvolveram capacidades relativas ao Desenho Científico.
Divulgação:
Este projeto foi divulgado nas redes sociais da escola.