Escola EB 2,3 de Celeirós (Braga)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Ano de Escolaridade:
5º ano e 6ºano de escolaridade
N.º de Participantes:
39
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
No âmbito da disciplina de Ciências Naturais e do Clube de Ciência Viva esta atividade, destinada a alunos de 2º ciclo, foi planeada de modo a que os alunos tivessem um papel ativo na sua aprendizagem cooperando uns com os outros. Numa primeira fase os alunos saíram para o exterior, num dia com sol, para observar os insetos, árvores e arbustos, e fazer os respetivos registos. Numa segunda fase houve lugar a reunir informação na sala de aula e finalmente numa terceira parte a preparação da divulgação.
Envolvimento dos alunos:
Dezasseis alunos de 5ºano de uma turma e dezanove de outra foram desafiados a uma aula no exterior para observar insetos e quatro alunos de 6ºano no Clube de Ciência Viva foram incitados a conhecerem algumas das árvores e arbustos do jardim da escola. A compreensão das relações que os animais e as plantas estabelecem entre si, como por exemplo a visita de insetos às flores favorecendo a polinização foi introduzida antes da saída de aula de campo, de forma breve, fornecendo claramente a intencionalidade da aula e a razão da mesma. Para a realização do Percurso e observação de árvores e arbustos foi apresentada a aplicação apps PlantNet e o objetivo principal do trabalho: reconhecer a biodiversidade vegetal da minha escola num pequeno percurso no jardim da escola.
Enquadramento curricular e extracurricular:
A aprendizagem no exterior, através da investigação direta, reforça o conhecimento científico e a ligação afetiva dos alunos ao ambiente natural, promovendo cidadãos mais atentos e responsáveis. Ao envolver os alunos em tarefas autênticas como a exploração/observação dos insetos da horta da escola, com quatro zonas com plantas em floração (zona das aromáticas; zona do linho; zona não cultivada e zona de trevo), ou a exploração/observação de árvores e arbustos num percurso existente no jardim da escola é possível criar um espaço no exterior com ótimas condições para a observação orientada e a compreensão das relações que os animais e as plantas estabelecem entre si, como por exemplo a visita de insetos às flores favorecendo a polinização. Podemos afirmar, por isso, que esta abordagem alia ciência, contacto direto com a natureza e metodologias ativas de ensino.
Salientam-se as Aprendizagens essenciais subjacentes:
a) Caracterizar alguma da biodiversidade existente a nível local, regional e nacional, apresentando exemplos de relações entre a flora e a fauna nos diferentes habitats;
b) Formular opiniões críticas sobre ações humanas que condicionam a biodiversidade e sobre a importância da sua preservação;
c) Identificar espécies da flora autóctone;
d) Formular opiniões críticas sobre ações humanas que condicionam a biodiversidade e sobre a importância da sua preservação
As Áreas de competência do PASSEO envolvidas que potenciam o desenvolvimento de competências transversais:
B- Informação e comunicação
C- Raciocínio e resolução de problemas
D- Pensamento crítico e pensamento criativo
E – Relacionamento interpessoal
F- Desenvolvimento pessoal e autonomia
I - Saber científico, técnico e tecnológico
Divulgação:
No que respeita às primeira e segunda fases da aula (exploração/ observação e a reunião de dados) e tendo em conta a autoavaliação dos alunos foi elaborado um artigo "Ciências Naturais e Cidadania ao Ar Livre: Alunos Observam Insetos na Horta e no Campo Sem Cultivo" a ser publicado na revista "Celeirinho".
No dia do Agrupamento na sala temática Ciência Viva/Ciências Naturais será apresentado à comunidade o trabalho efetuado com: observação de insetos e grãos de pólen na lupa binocular e divulgação do percurso com os registos das árvores e arbustos do jardim da escola.