A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola S/3 de Pinhel (Pinhel)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
5º e 6º anos

N.º de Participantes:
cerca de 60 alunos

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Desde cedo iniciaram-se várias observações da fauna e flora do recinto escolar. Temos vários registos fotográficos de alunos com casacos fortes que evidenciam o frio que se fazia sentir nesses dias de observação. Fomos documentando a diversidade de espécies encontradas, quer em registo fotográfico quer no início da elaboração do caderno de campo acompanhadas das ilustrações (curiosamente havia flores nos canteiros escolares em pleno inverno). Deu-se início à pesquisa nas plataformas digitais já supracitadas. Na Primavera realizaram-se duas aulas de campo, uma para o 5º ano e outra para o 6º ano na disciplina de Ciências Naturais (há registo dos Planos de Aula) onde se observaram muitas espécies de flora e fauna no recinto escolar. Esta foi uma das atividades que os alunos mais gostaram de realizar. Não conseguimos documentar toda a biodiversidade que o nosso recinto escolar apresenta. É ríquissimo, fruto de muitos anos de plantações e investimento na conservação e diversificação de espécies residentes no espaço escolar. Temos oliveiras, carvalhos, pinheiros, amendoeiras, cerejeiras, lilás branco e violeta, flores diversas em canteiros, arbustos e árvores de fruto como a figueira. Há catos e líquenes e flores diversas que atraem os insetos. Há vídeos de insetos nessas flores. Toda esta observação foi documentada num caderno de campo onde constam a espécie observada, o seu nome comum e científico, data e local de observação (com luz, à sombra, no troco, no canteiro, ...) acompanhadas das principais características da espécie observada, uma fotografia e uma ilustração da espécie. No final realizou-se uma exposição com todas as páginas do caderno de campo. São cerca de 90 páginas.
Publicou-se no Jornal escolar, nas páginas do Agrupamento e nas plataformas digitais como facebook, instagram, ...
Os links para consulta são os seguintes:
https://www.facebook.com/share/v/1C2art9XVu/
https://secundaria-pinhel.blogspot.com/2025/05/exposicao-da-biodiversidade-na-nossa.html

Envolvimento dos alunos:
Os alunos mostraram muito empenho nesta atividade. Relataram-no na entrevista dada à voz da rádio. Poderão consultar esta entrevista no link:
https://creators.spotify.com/pod/show/bibliotecas6/episodes/23052025-Programa-de-rdio-A-Voz-da-Escola-e33918q/a-abv86kj do dia 23 de maio de 2025 - mais informações no Plano de Ação.
Foram envolvidos cerca de 60 alunos na elaboração deste caderno de campo - uma turma do 5º ano (quase todos os alunos desta turma frequentam o Eco-Escolas) e 3 turmas do 6º ano (vários alunos também frequentam o Eco-Escolas). Pesquisaram, ilustraram, escreveram e ajudaram na elaboração da Exposição para comemorar o Dia Internacional da Biodiversidade (22 de maio). Também se deslocaram ao local da exposição a fim de observar e ler com mais detalhe os trabalhos dos colegas. Há registos fotográficos dessa observação em detalhe.

Enquadramento curricular e extracurricular:
A observação da biodiversidade escolar, incluindo flora, fauna e outras espécies presentes no espaço escolar, como por exemplo os líquenes, representou uma oportunidade educativa ímpar para aproximar os nossos alunos do conhecimento científico, do respeito pelo ambiente e da valorização do seu território, que neste caso é o espaço escolar. A criação de um caderno de campo, complementado por uma exposição, permitiu um trabalho ativo, investigativo e interdisciplinar, promovendo aprendizagens significativas e a articulação entre saberes curriculares e vivências concretas. Com este excelente trabalho foi significativo o alcance dos objetivos que estipulámos: Fomentar o interesse pela biodiversidade local; Desenvolver competências de observação, registo, análise e comunicação; Promover a interdisciplinaridade entre Ciências Naturais, Português; Educação Visual; Educação Tencológica e TIC; Estimular o trabalho de projeto, a responsabilidade ambiental e o espírito de colaboração e Valorizar o espaço exterior da escola como ambiente de aprendizagem. Enquadramento Curricular (exemplos por disciplina): a Ciências Naturais enquadrou-se nos temas: Diversidade de seres vivos; Classificação dos seres vivos; Ecossistemas e ambientes vivos; Influência dos Fatores do Meio nas plantas e animais; Reprodução das Plantas; importância dos agentes polinizadores e Áreas protegidas de Portugal. Na disciplina de Português enquadrou-se na produção dos textos informativos e descritivos sobre as características das espécies observadas, utilização de vocabulário específico; comunicação escrita eficaz. Nas disciplinas de Educação Visual / Educação Tecnológica enquadrou-se na ilustração gráfica das espécies observadas e na elaboração da Exposição desenvolvendo suportes visuais. A TIC fez-se o registo e tratamento de informação digital e construção de documentos multimédia utilizando ferramentas digitais para organização e apresentação de dados e imagens.
No Enquadramento Extracurricular este desafio enquadrou-se no Clube Eco-Escolas, evidentemente, integrado no programa Eco-Escolas, com ligação aos temas da biodiversidade e espaços exteriores. Tivemos parcerias externas: como o ICNF aquando da realização de uma sessão sobre os Polinizadores e visita aos viveiros do ICNF no Sabugal (registo destas atividades no Plano de Ação), com a Voz da Rádio (rádio escolar) e Rádio Elmo (rádio local), Direção do Agrupamento na publicação nas páginas do Agrupamento e Jornal Escolar "O Teimoso" aliado à Biblioteca Escolar. A exposição foi inserida na data comemorativa do Dia Internacional da Biodiversidade que teve lugar no dia 22 de Maio. Os Produtos Finais deste desafio são o Caderno de Campo Coletivo que inclui todos os registos escritos, ilustrações, fotos e as características das espécies observadas; a elaboração da Exposição com todas as páginas do Caderno de Campo, Título sugestivo e cartaz de divulgação (este caderno de campo ficará à disposição na Biblioteca Escolar para consultas futuras) e por último, foi realizado um filme com todas as etapas desde a observação até à exposição e publicada nas várias plataformas digitais do Agrupamento.
Por último a Avaliação, que foi essencialmente Formativa: Observação contínua do envolvimento dos alunos, registos individuais e participação em grupo e também a avaliação Sumativa: onde se avaliou os produtos (caderno, exposições, apresentações orais) e as competências desenvolvidas nas diferentes disciplinas.
Este projeto promoveu uma aprendizagem ativa e interdisciplinar, despertando nos alunos, sem qualquer dúvida, a consciência ambiental e o sentido de pertença à sua escola através da valorização da biodiversidade local.

Divulgação:
Foi realizada uma Exposição. Esta foi acompanhada de um cartaz alusivo que se afixou nos vários blocos do Agrupamento.
Esta Expoisção publicou-se no Jornal Escolar - "O Teimoso" (no final do ano letivo será quando sairá a publicação em papel e digital), e o vídeo supracitado foi publicado nas páginas do Agrupamento e nas páginas digitais como facebook, instagram, ....
Também foi divulgada através de uma entrevista dada pelos alunos na "Voz da Rádio" e emitida pela rádio local "Rádio Elmo" .
Os links para consulta são os seguintes:
https://www.facebook.com/share/v/1C2art9XVu/
https://secundaria-pinhel.blogspot.com/2025/05/exposicao-da-biodiversidade-na-nossa.html
https://creators.spotify.com/pod/show/bibliotecas6/episodes/23052025-Programa-de-rdio-A-Voz-da-Escola-e33918q/a-abv86kj - pelos 17 minutos de emissão - do dia 23 de maio de 2025