A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 Escultor António Fernandes de Sá (Vila Nova de Gaia)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:
60

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Inicialmente foi explicada a proposta de trabalho em conselho de turma, tendo sido articulado entre os professores de Ciências Naturais e Educação Visual.
Numa primeira etapa, os alunos procuraram e fotografaram algumas espécies no recinto escolar. Na sequência destes registos, foram selecionadas as imagens com mais qualidade e cada aluno escolheu a espécie que queria trabalhar.
Para identificar as espécies foi usada em conjunto a aplicação iNaturalist, complementada depois por pesquisas individuais.
Nas aulas de Educação Visual os alunos fizeram a ilustração da espécie que escolheram, explorando depois outras formas de representação e transformação através de colagens, desenho digital, etc.
Em Ciências Naturais fizeram pesquisa sobre as espécies e elaboraram o caderno de campo.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidas 3 turmas de 8ºano (60 alunos) num trabalho interdisciplinar de Ciências Naturais e Educação Visual.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Nas aulas de Ciências trabalharam-se aspetos como a biodiversidade e proteção da Natureza, enquanto que em Educação Visual foram exploradas diversas técnicas de representação de imagem.

Divulgação:
Os trabalhos realizados foram recolhidos e originaram cadernos de campo de cada turma.
No Dia Eco-Escolas serão divulgados à comunidade escolar, juntamente com o produto de outros projetos e desafios.