Escola Básica de Fundo de Vila (São João da Madeira)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Ano de Escolaridade:
Crianças da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (idade correspondente)
N.º de Participantes:
158
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
Este projeto insere-se na vertente da educação ambiental em contexto de educação pré-escolar, tendo como objetivo sensibilizar as crianças para a importância da biodiversidade desde os primeiros anos de vida. Através de uma abordagem lúdico-pedagógica à natureza, pretende-se despertar a curiosidade das crianças relativamente à diversidade de seres vivos presentes no ambiente escolar, promovendo o respeito e a valorização do planeta terra.
A proposta assenta na utilização de histórias infantis com animais como personagens principais, facilitando a criação de uma ligação emocional com os temas abordados e promovendo a compreensão da importância dos ecossistemas e da sua preservação.
Envolvimento dos alunos:
Todos os alunos da EB1 Fundo de Vila.
A atividade prática de desenho revelou-se especialmente rica, permitindo às crianças expressarem-se de forma criativa, ao mesmo tempo que consolidavam os conhecimentos adquiridos. Os trabalhos realizados demonstraram não só atenção aos detalhes visuais dos animais e plantas representados, mas também uma crescente valorização da diversidade e do papel de cada ser vivo no ambiente.
Enquadramento curricular e extracurricular:
O projeto "Biodiversidade na Escola Pré-Escolar" encontra-se alinhado com as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE), nomeadamente na área de Formação Pessoal e Social e na área de Conhecimento do Mundo, promovendo aprendizagens significativas através da exploração do meio envolvente e do desenvolvimento de atitudes de respeito pela natureza e pelos outros seres vivos.
Enquadramento Curricular
No âmbito das OCEPE, este projeto contribui para:
Formação Pessoal e Social: Fomenta atitudes de respeito, cuidado e responsabilidade, desenvolvendo uma consciência ecológica e valores ligados à cidadania ativa e sustentável.
Conhecimento do Mundo: Estimula a observação, a curiosidade e a capacidade de interpretar fenómenos naturais, através da identificação de diferentes seres vivos, das suas características e do seu papel nos ecossistemas.
Expressão e Comunicação – Expressão Plástica e Linguagem Oral: Proporciona oportunidades para que as crianças se expressem através do desenho e da comunicação oral, partilhando ideias, emoções e aprendizagens.
Este projeto valoriza a aprendizagem através da ação, o contacto com o mundo real e a construção de saberes de forma integrada e transversal, em conformidade com a abordagem pedagógica centrada na criança.
Enquadramento Extracurricular
A nível extracurricular, o projeto pode ser articulado com:
Atividades ao ar livre e explorações no espaço exterior da escola, potenciando o contacto direto com a natureza e a observação de elementos reais do ambiente envolvente.
Projetos Eco-Escolas ou outras iniciativas de educação ambiental existentes na comunidade escolar, funcionando como complemento às ações de sensibilização para a sustentabilidade.
Envolvimento das famílias, através da partilha de experiências, histórias ou desenhos feitos pelas crianças, promovendo uma ponte entre a escola e o contexto familiar.
Este enquadramento curricular e extracurricular garante que o projeto contribui para o desenvolvimento global da criança, valorizando o seu papel como sujeito ativo na construção do conhecimento e na proteção do planeta.
Divulgação:
Divulgação
A divulgação do projeto "Biodiversidade na Escola Pré-Escolar" junto da comunidade educativa foi realizada de forma estratégica e participativa, com o objetivo de envolver não apenas as crianças, mas também as famílias, outros profissionais da escola e, sempre que possível, a comunidade local.
Desde o início, as famílias foram informadas sobre o desenvolvimento do projeto através de:
propostas de atividades a serem realizadas em família que visam a Biodiversidade;
Circulares informativas enviadas com as crianças, explicando os objetivos e a importância do projeto;
Painel informativo à entrada da sala ou da escola, onde foram sendo expostos desenhos, fotografias e frases partilhadas pelas crianças durante as atividades;
Newsletter digital ou grupo da sala (quando aplicável), com registos fotográficos e reflexões das crianças sobre a biodiversidade.
Foi organizada uma pequena exposição dos desenhos realizados pelas crianças, com legendas explicativas feitas pelos educadores com base no que cada criança verbalizou sobre o seu trabalho. Esta exposição esteve acessível a toda a comunidade escolar e às famílias, promovendo o reconhecimento do trabalho desenvolvido.
3. Partilha com a Comunidade Escolar
A equipa educativa partilhou os resultados do projeto com os colegas de outras salas e ciclos através de:
Reuniões de equipa pedagógica, onde se apresentaram os objetivos, metodologias e impacto do projeto;
Possível articulação com o 1.º Ciclo, promovendo continuidade pedagógica e partilha de boas práticas.
Integração em Projetos Maiores em iniciativas como o Programa Eco-Escolas, o projeto foi referenciado como contributo para as ações de sensibilização ambiental, sendo incluído no relatório anual dessas atividades.
Algumas turmas da EB Fundo de Vila aderiram ao projeto "A Natureza é a Melhor Sala de Aula" (NSA), uma colaboração entre o Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto e o Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa.
Na Natureza as crianças têm a oportunidade de aprender a partir do ambiente natural, em especial dos espaços verdes da escola e arredores. Inúmeras atividades são realizadas como cuidar da horta, semear, identificar diferentes plantas, desenhar no chão, e muitas outras brincadeiras, explorando o que a natureza tem a oferecer.