A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica da Ribeira (Santo Tirso)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
Pré-escolar

N.º de Participantes:
12

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O projeto surgiu como forma de estruturar e dar corpo às incursões e explorações diárias das nossas crianças no recreio escolar. Temos o privilégio de estar inseridos num meio rural, rodeados de floresta e campos agrícolas, e contamos também com um recinto escolar com área verde significativa, cuidada e que nos convida à observação e exploração. O ponto de partida foi mesmo o sobreiro imponente e incontornável, de idade considerável, que “abraça” boa parte do nosso parque e campo de futebol e que ao longo dos anos foi “presenteando” com os seus frutos e mudanças de folha, já para não falar na sombra natural que proporciona nos dias mais quentes. A isto juntámos as “amostras” de pequenos insetos sem vida recolhidos pelas crianças e colocados em exposição na sala, suscitando grande curiosidade ao grupo, bem como os registos fotográficos que eram pedidos nos momentos de recreio, perante as descobertas realizadas.
Assim, em grupo, fizemos uma seleção das espécies que encontrámos e gostaríamos de conhecer melhor. Fizemos a pesquisa em pequenos grupos, em revistas da especialidade, livros e também na internet. Decidimos de que forma queriam “ilustrar” as diferentes espécies e também como iriamos construir o caderno de campo e o mural a colocar na escola.
Desta forma todo o trabalho foi desenvolvido desde o final do primeiro período, respeitando a motivação, interesse e ritmo do grupo, culminando na construção final dos produtos a apresentar.

Envolvimento dos alunos:
Estiveram envolvidos no projeto 12 crianças. O interesse e curiosidade das crianças constituíram o ponto de partida para a elaboração deste trabalho, e foram agentes ativos na seleção das espécies a explorar, na recolha de imagens e ilustração das mesmas com técnicas diversificadas, no registo “escrito” de palavras associadas à pesquisa e na elaboração do caderno de campo e do mural.

Enquadramento curricular e extracurricular:
O trabalho desenvolvido enquadra-se na Área de Conhecimento do Mundo preconizada nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, quando abordada de forma contextualizada e desafiadora facilita o “desenvolvimento de atitudes que promovem a responsabilidade partilhada e a consciência ambiental e de sustentabilidade.” Verificamos as aprendizagens neste âmbito quando a criança demonstra interesse e curiosidade pelo que a rodeia; procura explicações para as questões colocadas; participa de forma ativa e interessada no planeamento e implementação de todo o processo de investigação e descoberta, assim como na divulgação e partilha das descobertas realizadas. Esta área não se dissocia da que se refere à Formação Pessoal e Social na medida em que contribui também para o desenvolvimento de atitudes positivas na relação com os outros e com tudo o que o rodeia ajudando a criar hábitos de respeito pelo ambiente e pela cultura.

Divulgação:
A divulgação do projeto foi feita ao longo de todo o processo com as famílias dos alunos, na comunicação semanal do trabalho desenvolvido pela sala e também com a comunidade escolar que colaborou em parte das observações realizadas e assistiu à apresentação do mural pelas crianças do grupo. Para isso contribuiu também a construção do mural em área comum a alunos, professores, assistentes e encarregados de educação, bem como a divulgação na página de facebook e no canal de Comunicar na Escola do Teams do Agrupamento.