Escola EB de Silveira (Torres Vedras)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Ano de Escolaridade:
2.º
N.º de Participantes:
24
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
Os alunos elaboraram, juntamente com a professora, uma folha de registo, com as características que acharam mais pertinentes a recolher sobre as espécies a descobrir no recinto escolar.
Todas os meses, saímos uma manhã para o recinto e procurámos por novas espécies animais e vegetais, registando as informações necessárias.
Além disso, os alunos decidiram, em conjunto com os professores, construir um Hotel de Insetos.
Envolvimento dos alunos:
Estiveram envolvidos 24 alunos do 2. ano de escolaridade.
Os alunos recolheram e trouxeram de casa, materiais para a construção do Hotel de Insetos. Juntamente com o professor da Atividade extra-curricular Um Dó Li Tá, cortaram, serraram e construiram o Hotel de Insetos.
Participaram na procura activa de novas espécies no recinto escolar, bem como na pesquisa sobre informaçóes sobre essas mesmas espécies.
Enquadramento curricular e extracurricular:
No âmbito do enquadramento curricular, as atividades relacionadas com a biodiversidade foram integradas em diversas disciplinas, como Estudo do Meio, Cidadania, Educação para a Sustentabilidade e Um Dó Li Tá. Os alunos participaram em aulas teóricas e práticas que abordaram temas como os ecossistemas locais, a preservação de espécies e os impactos da ação humana no ambiente. Realizaram ainda trabalhos de pesquisa, apresentações orais e atividades de campo, como visitas ao jardim escolar e saídas de estudo a áreas naturais protegidas, promovendo a aprendizagem ativa e contextualizada sobre a biodiversidade.
No contexto extracurricular, os alunos envolveram-se em projetos ecológicos promovidos pela escola, como a criação construção de abrigos para insetos . Através destas experiências, os alunos fortaleceram o seu sentido de responsabilidade ambiental e contribuíram para a promoção de práticas sustentáveis dentro e fora do ambiente escolar.
Divulgação:
A atividade foi divulgada na comunidade educativa e os pais colaboraram, cedendo materiais e ajudando os alunos nas pesquisas sobre biodiversidade.