Escola Básica S. Miguel - Milharado (Mafra)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Ano de Escolaridade:
jardim de infância, 3º ano de escolaridade
N.º de Participantes:
40
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
As docentes das salas/ turmas organizaram o trabalho, de modo a ficarem as crianças de pré- escolar com o trabalho de visita ao exterior da escola, avistamento e registo fotográfica das espécies encontradas, ficando os alunos do 3º ano com a tarefa de pesquisa e aprofundamento do conhecimento das espécies encontradas. Este trabalho de pesquisa, feito em grupos, veio complementar as imagem fornecidas pelas crianças de pré- escolar, num registo do género de "BI" da espécie.
Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos 20 alunos de jardim de infância e 20 alunos de 3º ano de escolaridade. Os alunos de pré- escolar fizeram o trabalho de campo, no jardim e na horta escolar, observando, fotografando e ilustrando os animais que encontravam. Passaram, de seguida, estas imagens à turma de 3º ano que, organizados em grupos, pesquisaram sobre esses animais e elaboraram os BI da cada espécie.
No final, foi organizada uma exposição aberta a toda a toda a comunidade escolar.
Enquadramento curricular e extracurricular:
Esta atividade enquadra- se completamente no currículo, quer das orientações para o ensino pré- escolar, quer das metas do 1º ciclo, nomeadamente do 3º ano de escolaridade, no que diz respeito ao conhecimento dos animais e também ao desenvolvimento da capacidade de trabalhar em grupo e desenvolver trabalhos de pesquisa orientada.
Divulgação:
A divulgação foi feita através de uma exposição do trabalho final na escola, para toda a comunidade escolar, incluindo as famílias, no final do ano letivo.