A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Secundária Pinheiro e Rosa (Faro)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:
10º e 11º Anos

N.º de Participantes:
60

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
No âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, os alunos do 10º e 11ºanos dos cursos de Ciências e Tecnologias e Ciências Socioeconómicas realizaram visitas ao jardim da escola para observação da biodiversidade, concretizando desta forma as aprendizagens essenciais previstas. Nestas visitas, fotografaram várias espécies à sua escolha, entre plantas, animais e fungos. Seguidamente, recorrendo a várias plataformas digitais (PlantNet, Inaturalist ), bem como a tabelas de classificação, procuraram identificar e posteriormente caracterizar as espécies selecionadas. Numa perspetiva de articulação entre cursos/disciplinas/aprendizagens essenciais, o trabalho prosseguiu o seu desenvolvimento com os alunos de Artes Visuais, que desenharam os vários espécimes. De forma, a reutilizar materiais, foi produzido um caderno de campo inovador, cujas folhas resultaram de recortes de desperdício de uma passadeira e cujos adereços, na sua maioria, são pequenos restos de fitas ornamentais. O caderno de campo é uma proposta bienal, isto é, no próximo ano letivo terá continuidade e será preenchido na sua totalidade com novas espécies identificadas no jardim da escola. Para o efeito, irá estar disponível na biblioteca onde poderá ser consultado por toda a comunidade educativa. Será usado também nas aulas do 10ºe 11ºanos na disciplina de Biologia e Geologia , sempre que as aprendizagens assim o justifiquem.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidas várias turmas, cerca de 60 alunos dos Cursos de Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas e Artes Visuais. Os primeiros e segundos cursos, através da fotografia , identificação e caracterização das espécies do jardim da escola, enquanto os terceiros estiveram envolvidos na elaboração do desenho da espécie.

Enquadramento curricular e extracurricular:
10ºAno – BIOLOGIA E GEOLOGIA - Biodiversidade : relacionar a diversidade biológica com intervenções antrópicas que podem interferir na dinâmica dos ecossistemas (interações bióticas/ abióticas, extinção e conservação de espécies).
11ºAno – BIOLOGIA E GEOLOGIA – Sistemática dos Seres Vivos: distinguir sistemas de classificação fenéticos de filogenéticos, identificando vantagens e limitações; caracterizar o sistema de classificação de Whittaker modificado, reconhecendo que existem sistemas mais recentes, nomeadamente o que prevê a delimitação de domínios (Eukaria, Archaebacteria, Eubacteria); explicar vantagens e limitações inerentes a sistemas de classificação e aplicar regras de nomenclatura biológica.
10ºANO - DESENHO A
Ilustração científica: reconhecer desenhos de observação, de memória e de criação e de os trabalhar de diferentes modos, através do desenho de contorno, de detalhe, gestual, orgânico, automático, geométrico, esquisso e esboço objetivo/subjetivo, figurativo/abstrato, entre outros; realizar estudos de formas naturais, mobilizando os elementos estruturais da linguagem plástica e suas inter-relações (forma, cor, valor, espaço e volume, plano, textura, escala, ritmo, equilíbrio e estrutura, entre outros).

Divulgação:
A divulgação na comunidade educativa foi realizada através uma exposição dos trabalhos de desenho, que esteve patente no corredor principal da escola, ao longo de duas semanas. Quanto ao caderno de campo foi divulgado no “ Dia Aberto da ESPR – 28 de maio” e posteriormente ficou disponível na biblioteca, onde poderá ser consultado por toda a comunidade educativa.