A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 D Pedro II - Moita (Moita)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:
19

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Na sequência da abordagem do domínio/conteúdo “Cadeias Tróficas”, da disciplina de Ciências Naturais, e da possível participação num projeto eTwinning, da disciplina de Oficina de Línguas Estrangeiras - Espanhol, os professores destas duas disciplinas desafiam os alunos da turma 8º C a inventariar a diversidade de seres vivos (ex: plantas, cogumelos, aves, insetos, répteis, etc.) que encontrem no recinto escolar, através da observação e da captura de imagens. De entre essas espécies os alunos são desafiados a escolher uma, seguindo-se um trabalho de pesquisa de informação sobre a mesma com vista à elaboração de fichas de espécie. Estas, contemplando a produção de ilustrações científicas das espécies escolhidas no âmbito da disciplina de Educação Visual (a qual também acabaria por integrar este DAC), acabariam por integrar um “Caderno de Campo”, que ficará exposto na Biblioteca escolar, disponível para ser consultado e continuado em anos letivos futuros.
Após a abordagem do conteúdo de Ciências Naturais e a visualização de um vídeo inicial, de incentivo à participação no projeto, na língua estrangeira, os alunos formam pequenos grupos de 3/4 alunos, cabendo a cada grupo uma área de estudo dentro do espaço escolar, com vista à inventariação das espécies existentes nesse espaço. Seguidamente promove-se um pequeno debate sobre a metodologia de trabalho a seguir e a distribuição das tarefas, bem como os procedimentos a adotar no trabalho de campo (observação da biodiversidade do local, com recurso a binóculos e telescópio terrestre, registo na respetiva “Ficha de inventariação de espécies”, com recurso a Apps e/ou a Guias de Campo, e captura de fotografias dos espécimes inventariados, sempre que possível).
Posteriormente, regressando à sala de aula, os alunos apresentam as suas listagens de espécies e, individualmente, procedem à escolha de uma das espécies inventariadas pelo seu grupo, de preferência alguma cuja captura de imagem tenha sido possível, e dão início a outra fase do trabalho. Assim, segue-se a pesquisa sobre as características dessa(s) espécie(s), pesquisando e selecionando informação, produzindo o texto para preenchimento da “Ficha de espécie” e elaborando a sua ilustração científica respetiva.
Depois de elaboradas, tais “Fichas de espécie” foram apresentadas à turma, sendo seguidamente compiladas no Caderno de Campo.

Envolvimento dos alunos:
A atividade foi desenvolvida com a turma 8º C, constituída por 19 alunos que realizaram colaborativamente trabalho de campo, pesquisa de informação, produção de textos e de ilustrações científicas.
O DAC cumpriu os objetivos previstos, tendo os alunos aderido com entusiasmo às atividades propostas, cumprido os prazos estabelecidos e revelado empenho e cooperativismo. De salientar o elevado interesse e envolvimento dos alunos neste tipo de aprendizagem ativa, de contacto e ligação à natureza.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Projeto conjugado entre as disciplinas de Ciências Naturais, Oficina de Línguas -Espanhol e Educação Visual , a qual facilmente se percebe nas fichas de espécie que incluem conhecimentos adquiridos nas mesmas.

Divulgação:
Foi elaborado um Caderno de Campo onde se elencaram todas as espécies inventariadas pelos alunos e se compilaram as “Fichas de espécie” por cada um deles selecionada e produzida. O Caderno de Campo e o projeto foram apresentados, pelos alunos, no “Congresso Jovem Eco-Escolas” promovido pelo Agrupamento de Escolas da Moita e realizado na Biblioteca Municipal, sendo posteriormente doado à biblioteca da escola, a fim de que o mesmo possa ser continuado em anos futuros.