Escola EB/JI Hortênsia Diogo Correia (Cascais)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Ano de Escolaridade:
3.º Ano
N.º de Participantes:
24
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
Considerando que existência uma grande variedade de plantas na zona envolvente à escola, fomos dar um passeio pela localidade com o intuito de procurara organismos e plantas para o Caderno de Campo. Recolhemos elementos pela natureza, fotografámos e fizemos diversos registos. Após esta fase, procedemos à pesquisa na internet de forma a preenchermos a ficha de identificação dos respetivos organismos e plantas.
Com este projeto foi possível realizarmos um herbário, que também está disponível para consulta.
Envolvimento dos alunos:
Na realização deste trabalho estiveram envolvidos os 24 alunos do 3.º ano, com a professora titular da turma.
Estes organizaram-se a pares que envolveram várias etapas para a sua concretização.
Começaram com a observação do que os rodeava, depois passaram para a recolha de espécies, pesquisa, registo fotográfico, escrito e ilustrativo e finalmente para a compilação do Caderno de Campo.
Numa fase posterior houve a divulgação do trabalho.
Enquadramento curricular e extracurricular:
Este trabalho enquadra-se na área do Estudo do Meio, correspondendo ao conteúdo dos "Seres vivos".
Divulgação:
O Caderno de Campo, bem como as fases para a sua concretização, foi apresentado às restantes turmas da escola. Foi partilhado na Classroom do 3.º ano e divulgado na página do Agrupamento.