Escola Secundária de Paços de Ferreira (Paços de Ferreira)
Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior
Ano de Escolaridade:
10º ano
N.º de Participantes:
21
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
Deu-se início à atividade com uma saída de campo pelo jardim e espaços verdes da escola. Durante a mesma, os alunos selecionaram e fotografaram as espécies que iriam explorar e integrar no caderno da biodiversidade. Posteriormente, 5 alunos procederam à identificação das espécies vegetais com a aplicação plant net, e as espécies animais com a aplicação iNaturalist. Entretanto, já na sala de aula, grupos de 2 alunos pesquisaram sobre cada uma das 5 espécies selecionadas. Os restantes alunos fizeram ilustrações tendo sido selecionadas as melhores para fazerem parte do caderno da biodiversidade.
Envolvimento dos alunos:
Toda a turma foi envolvida, nas diferentes etapas, desde a saída de campo, registo fotográfico, identificação das espécies com os aplicativos móveis, pesquisa sobre as características das espécies selecionadas e ilustração das mesmas.
Enquadramento curricular e extracurricular:
A atividade funcionou como motivação e introdução para os conteúdos de Taxonomia e Nomenclatura que serão abordados no próximo ano letivo, na disciplina de Biologia e Geologia (11º ano). Além disso, esta atividade irá integrar o projeto de Cidadania e Desenvolvimento da turma, nas áreas de Ambiente e Sustentabilidade.
Divulgação:
A divulgação foi feita através da página e redes sociais da escola.