Escola EB 2,3 Delfim Santos (Lisboa)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Ano de Escolaridade:
5º ano
N.º de Participantes:
21
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
Saída de campo e registo fotográfico
Num primeiro momento, os/as alunos/as organizaram-se em grupos. Cada
grupo observou a flora e a fauna presentes no exterior do recinto escolar e captou
imagens. O desafio consistiu em tirar uma fotografia a um animal (um inseto ou um
pássaro, por exemplo) e a uma planta existentes no espaço escolar. Caso
encontrassem algum fungo (por exemplo um cogumelo) deveriam também fotografá-
lo.
Pesquisa e registo de informação
Num segundo momento, os/as alunos/as tentaram descobrir o nome dos
animais e das plantas que fotografaram. Descoberta a espécie, pesquisaram e
escreveram no caderno de campo algumas informações.
No caso dos animais (percevejo-das-riscas, borboleta e gaivota), apontaram: o
nome da espécie (vulgar e científico); as principais características; a sua alimentação;
curiosidades; e data e local da observação.
No caso das plantas (malva-cheirosa, chicória-brava e cálice de ouro),
anotaram: o nome da espécie (vulgar e científico); as principais características; uso
popular; localização da espécie na escola e data e local da observação.
Elaboração de ilustrações - oficina de cianotipia
Na última aula de Cidadania e Desenvolvimento dedicada à construção deste
caderno de campo, foi dinamizada uma oficina de cianotipia - uma técnica de
impressão fotográfica em tons de azul descoberta em 1842 pelo cientista e astrónomo
John Herschel. Ficou também conhecido por ser o método usado pela botânica
inglesa, Anna Atkins, para imprimir o primeiro livro ilustrado com fotografias: um guia
botânico com imagens de algas, todas por ela recolhidas e registadas através da
cianotipia.
Comunicação e divulgação - exposição escolar
Após concluir a elaboração do trabalho, o caderno de campo foi exibido numa
exposição organizada pela escola, para divulgar diversos trabalhos vindos de projetos
Eco-escolas.
Envolvimento dos alunos:
Este trabalho foi realizado nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, no
âmbito dos temas "Educação Ambiental"; e "Desenvolvimento Sustentável";.
A turma 5.ºE (ano letivo 2024-2025) da Escola Básica 2,3 Professor Delfim
Santos de Lisboa, composta por 21 alunos, desenvolveu o trabalho durante três aulas
de Cidadania e Desenvolvimento
Enquadramento curricular e extracurricular:
Cidadania e Desenvolvimento, no
âmbito dos temas "Educação Ambiental"; e "Desenvolvimento Sustentável"
Divulgação:
Exposição Eco-Escolas