A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Colégio Júlio Dinis (Porto)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8.º

N.º de Participantes:
100

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho envolveu a divisão do recinto escolar em 5 zonas. Cada uma das zonas foi atribuída (em cada uma das turmas) a um grupo de alunos que fizeram a identificação e contagem de número de indivíduos de cada espécie arbustiva/arbórea. Depois, individualmente, os alunos selecionaram uma planta decorrente da pesquisa anterior e aprofundaram conhecimentos sobre a mesma tendo preenchido uma ficha de trabalho e gravado um vídeo com as informações recolhidas. Com a identificação e vídeo está a criar-se um percurso botânico na escola (em parceira com TIC) que ficará acessível a toda a comunidade educativa.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidas 5 turmas de 8.ºs anos (cerca de 120). Os alunos desenvolveram este trabalho nas aulas práticas de Ciências Naturais.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Sustentabilidade na Terra Caracterizar um ecossistema na zona envolvente da escola (biodiversidade) a partir de dados recolhidos no campo;
Analisar criticamente exemplos teoricamente enquadrados
acerca do modo como a ação humana pode interferir nos
ciclos de matéria e afetar os ecossistemas;
Discutir opções para a conservação dos ecossistemas e o seu contributo para as necessidades humanas, bem como a importância da ciência e da tecnologia na sua conservação;
Discutir causas e consequências da alteração dos
ecossistemas, justificando a importância do equilíbrio
dinâmico dos ecossistemas e do modo como a sua gestão
pode contribuir para alcançar as metas de um
desenvolvimento sustentável.

Divulgação:
Os trabalhos ficarão disponíveis numa placa com leitura de código QR que remeterá para um vídeo dos alunos a falarem sobre as características daquela planta (origem, benefícios, tipo de folha, habitat, floração, frutificação,...) e o motivo pelo qual escolheram aquela planta. Além da identificação e exploração individual de cada uma das +árvores a comunidade educativa poderá ainda realizar um peddypaper exploratório pela escola.