A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Centro Escolar de Monte Redondo (Leiria)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
4.º ano

N.º de Participantes:
20

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho foi planificado em turma, num diálogo sobre as espécies que observamos na Escola.
Os alunos fizeram uma observação pela escola e cada aluno escolheu a sua espécie.
As espécies escolhidas foram organizadas, em sala de aula, em grupo, segundo as suas caraterísticas.
Os alunos, em observação das espécies no local, fizeram o seu registo em imagem e em caraterísticas.
Na sala de aula, investigaram as caraterísticas da espécie na internet e fizeram o registo no caderno diário.
Os alunos tiraram fotografias aos colegas, ao lado da espécie que escolheram.
A professora enviou por email as fotografias e os desenhos digitalizados, que foram utilizadas por cada aluno na construção do seu caderno de campo.
Cada aluno na Classroom, abriu o seu google slides, importou as fotografias e copiou do seu caderno diário as informações pertinentes.
O caderno de campo de cada aluno foi impresso e foram expostas num painel no corredor da escola.
Depois serão encadernadas e o livro final será oferecido à biblioteca.
As 20 páginas do caderno de campo, serão incluídas num livro digital que será divulgado nas redes sociais da escola.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos 20 alunos.
Na planificação, na construção dos cadernos de campo, na montagem da exposição e na divulgação dos trabalhos.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Estudo do Meio: biodiversidade
Português: leitura, escrita e seleção de informação
Educação Artística (plástica): desenho e ilustração em contexto real
TIC: utilização de um motor de busca, de gmail e de classroom, canva
Captação de imagens fotográficas e digitalização de imagens

Divulgação:
Numa exposição num placard no corredor.
Num livro digital publicado nas redes sociais.