Escola Básica de Cimo de Vila (Felgueiras)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Ano de Escolaridade:
Turma do 3º ano RE3A
N.º de Participantes:
19
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
Proposta de Atividade: "Biodiversidade na Minha Escola"
Descrição da Atividade:
A atividade “Biodiversidade na Minha Escola” foi desenvolvida com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância da biodiversidade no meio escolar, através da observação e investigação de plantas existentes nos espaços exteriores da escola.
Para tal, a turma foi dividida em cinco grupos, tendo cada grupo ficado responsável por uma planta específica. A escolha das plantas teve em conta a diversidade de espécies presentes no recinto escolar.
Envolvimento dos alunos:
Os dezanove alunos foram divididos e grupos de 3 e 4.
Etapas Desenvolvidas:
1. Elaboração de um Modelo de Caderno de Registo:
Antes da atividade de campo, foi construído um modelo orientador para o caderno de registo. Este modelo incluía campos para identificação da planta, características observadas, localização, condições ambientais e datas de observação.
2. Exploração do Meio Exterior:
Os grupos saíram para o espaço exterior da escola, onde observaram cuidadosamente a planta atribuída. Foram encorajados a prestar atenção ao ambiente envolvente, à morfologia da planta e a possíveis alterações ao longo do tempo.
3. Registo de Observações:
Cada grupo realizou o registo das suas observações de forma detalhada, utilizando o modelo previamente criado. Este registo incluiu esboços, fotografias e anotações escritas.
4. Pesquisa em Sala de Aula:
Após a fase de observação, os alunos voltaram à sala de aula onde realizaram uma pesquisa mais aprofundada sobre as plantas observadas. Foram utilizadas fontes diversas como livros, enciclopédias e recursos digitais para complementar a informação recolhida no terreno.
5. Criação do Caderno de Campo:
Com base nas observações e nas pesquisas realizadas, cada grupo elaborou um caderno de campo completo sobre a sua planta. Este caderno incluiu uma descrição científica, curiosidades, importância ecológica e os registos das observações feitas.
6. Apresentação e Discussão:
Por fim, os grupos apresentaram os seus trabalhos à turma. Seguiu-se uma discussão orientada pelo professor sobre a importância da biodiversidade, os fatores ambientais que a influenciam e a responsabilidade de cada um na preservação dos ecossistemas escolares.
Enquadramento curricular e extracurricular:
Tema: Biodiversidade na minha escola foi desenvolvido na disciplina de Estudo do Meio
Objetivo Geral: Reconhecer a influência dos fatores do ambiente no desenvolvimento das plantas e valorizar a biodiversidade local.
Objetivos Específicos
• Identificar fatores ambientais: luz, ar, água, solo e temperatura;
• Observar e registar elementos da biodiversidade local;
• Compreender como os fatores ambientais influenciam o ciclo de vida das plantas.
Divulgação:
Foi feito um vídeo e disponibilizado no Youtube , https://youtu.be/dIPfhxOV7pw, apenas para a comunidade escolar do agrupamento de escolas de Airães ou seja que tivessem o email com ...... @aeairaes.pt
Também foi divulgado nas páginas sociais do Município que será visível no dia da Biodiversidade a 22 de maio.