A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Secundária José Macedo Fragateiro (Ovar)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8ºano

N.º de Participantes:
91

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Partindo do facto de no 8º ano, na disciplina de Educação Visual se abordar a fotografia e o desenho de observação e em articulação com os conhecimentos teóricos adquiridos, anteriormente, pelos alunos, nas aulas de Ciências Naturais sobre a Fauna e Flora, os alunos das turmas C, E, G e H foram para o espaço exterior da escola observar, fotografar e/ou registar no Diário Gráfico animais, plantas e fungos. Depois em sala de aula os alunos analisaram as imagens recolhidas, observando as formas, relacionando as proporções, sombras e cores, partindo, de seguida para a sua representação gráfica a mais parecida com a realidade possível.
Na disciplina de Ciências Naturais para promover a observação de alguns grupos de espécies, os alunos construíram hotéis de insetos que posteriormente foram instalados em vários locais da escola.
Nas duas disciplinas foi feita a pesquisa, em aplicações informáticas, das espécies escolhidas, descobrindo o seu nome vulgar e científico e as suas principais características.
Conforme o regulamento, cada página do caderno de campo contém apenas uma espécie com a informação recolhida, a fotografia e a ilustração realizada a cores.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidas 4 turmas do 8º ano.
Em março as quatro turmas envolvidas, nas aulas de Educação Visual começaram por ter aula no exterior da habitual sala. Acompanhados pela professora observaram e fotografaram, com o telemóvel, as espécies animais, plantas ou fungos encontrados por toda a escola. Na aula seguinte e já com uma ideia do que queriam desenhar, vieram novamente para o exterior, observaram e realizaram alguns registos no diário gráfico e/ou papel de desenho. Nas aulas seguintes, como estava a chover, os desenhos foram concluídos em sala de aula com a ajuda das fotografias tiradas anteriormente.
Alguns alunos envolveram-se também na montagem da exposição e na criação do diário de campo digital, feito na plataforma Canva, com a ajuda e supervisão da professora de Educação Visual.

Enquadramento curricular e extracurricular:
- Desenho de esboço e de observação;
- Ilustração
- Desenho científico;
- Fotografia digital;
- Plataformas digitais de design gráfico;
- Identificação de espécies da flora invasoras e suas consequências para a biodiversidade local;
- Células procarióticas e eucarióticas (animais e vegetais);
- Níveis de organização biológica dos ecossistemas;
- Fatores abióticos (influência do meio nos seres vivos);
- Fatores bióticos (relações entre os seres vivos);
- Desenvolvimento sustentável;
- Medidas de proteção dos ecossistemas.

Divulgação:
A divulgação foi feita através da exposição, no Átrio da escola, dos desenhos e hotéis de insetos realizados; no Facebook do Agrupamento de Escolas de Ovar; no Facebook pessoal de vários professores da escola e no Facebook PROF.ECO-ESCOLAS-COORDENADORES.