A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica de Torrados (Felgueiras)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
1.º ano

N.º de Participantes:
8

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
No âmbito do estudo da diversidade dos seres vivos e das suas necessidades básicas, os grupos começaram por explorar o jardim da escola à descoberta dos animais e das plantas dedicando aulas de campo para observação de cada um dos grupo: dia das plantas, dia da árvore, dia das aves e dia dos insetos.
O entusiasmo foi tanto que decidiram dar a conhecer as descobertas e a promover a sua proteção. Para isso foram recolhendo as informações através de desenhos nos seus diários de campo e de fotografias que ajudaram a identificar as espécies recorrendo à app “iNaturalist”.
Depois elaboraram fichas de identificação nas quais registaram as informações relativas a cada espécie da fauna e flora encontradas nos recreios da escola e onde desenharam também, de acordo com as imagens fotográficas recolhidas, indicando a data, caraterísticas e o local da observação.
Para facilitar a observação, de insetos e aves os alunos, em colaboração com as famílias, aproveitaram a interrupção letiva da Páscoa para elaborarem abrigos, comedouros e hotéis de insetos que foram cuidadosamente colocados no jardim e que serviram também para o embelezamento do espaço exterior.

Envolvimento dos alunos:
8 alunos
Exploração do jardim;
Recolha de informações;
Utilização da app "iNaturalist";
Elaboração de fichas de identificação;
Construção de abrigos, comedouros e hotéis de insetos

Enquadramento curricular e extracurricular:
Estudo do Meio - 1.º ano
- Localizar, com base na observação direta e indireta, elementos naturais e humanos da paisagem do local
onde vive, tendo como referência a posição do observador e de outros elementos da paisagem.
- Manifestar atitudes de respeito, de solidariedade, de cooperação, de responsabilidade, na relação com os que lhe são próximos.
- Reconhecer que os seres vivos têm necessidades básicas, distintas, em diferentes fases do seu
desenvolvimento.

Divulgação:
O trabalho foi divulgado e acompanhado pelos respetivos encarregados de educação e comunidade escolar através da sua publicitação na página do facebook.
Para finalizar e divulgar a toda a comunidade escolar, no dia 6 de junho, dia do ambiente será realizada uma exposição de todos os trabalhos elaborados.