A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica de Paços de Ferreira (Paços de Ferreira)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
9º ano

N.º de Participantes:
25

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho integrou o Projeto de Turma da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Foi realizado nesta disciplina, tendo havido uma pesquisa de informação realizada com os alunos da turma, em trabalho de grupo e em articulação com a docente da disciplina de Ciências Naturais, que verificou com os alunos a correção da informação e fez um trabalho de campo, no sentido de identificar as várias espécies autóctones da nossa escola, localizando-as e assinalando o local da sua presença. A docente de Português procedeu, juntamente com os alunos, a uma correção ortográfica e de construção correta das frases.
A turma solicitou à escola a utilização dos acrílicos usados durante a pandemia, de modo a reciclar estes materiais para montagem das placas protetoras dos cartazes com a identificação das várias plantas, a serem colocadas no jardim da escola. A Câmara Municipal de Paços de Ferreira colaborou neste trabalho, procedendo à colagem e impermeabilização das mesmas placas.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos 19 alunos pertencentes a uma turma do 9º ano.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Este trabalho enquadra-se curricularmente nos domínios de Cidadadania e Desenvolvimento, respeitantes ao meio-Ambiente, assim como com o programa das disciplinas de Ciências Naturais, Físico-Química, Geografia e TIC. Em termos extra-curriculares, o tema do Ambiente é essencial para alertar os alunos para a necessidade da sua conservação e proteção.

Divulgação:
A divulgação foi realizada aquando da colocação das placas identificadoras das espécies no jardim da escola.