A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Secundária de Oliveira do Bairro (Oliveira do Bairro)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:
11.º Ano de escolaridade

N.º de Participantes:
40 alunos

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
A Escola Secundária de Oliveira do Bairro está implantada inserida num espaço verde, com alguma envolvência dominantemente arbórea. Próximo da escola existe um lago. Atualmente, estão em curso obras de requalificação, o que compromete o acesso a maioria dos espaços mais verdes da escola.
Tendo em conta o contexto em que se insere a escola, considerou-se ser importante estudar a biodiversidade que nos rodeia e, da qual, somos parte integrante: o Parque dos Pinheiros Mansos.
O projeto foi desenvolvido em três fases, sendo que, em todas as etapas, os alunos participaram de forma ativa.
Primeira fase: Planificação do trabalho, a qual envolveu:
- Ação dos docentes:
*articulação com o Instituto de Cidadania e Educação para contato com um investigador na área da Sistemática e Classificação de espécies;
* preparação dos alunos para a atividade de campo;
* organização dos alunos em grupos de trabalho;
- Trabalho dos alunos:
*pesquisa de espécies, nativas de Portugal continental; espécies invasoras mais comuns; espécies exóticas e espécies infestantes;
*exploração de plataformas digitais disponíveis para mapeamento de espécies;
* registo de tarefas, no caderno de campo, a desenvolver para recolha de caraterísticas dos exemplares encontrados.
Segunda fase: Execução
Trabalho pratico com uma saída de campo ao Parque dos Pinheiros mansos (que envolve a escola), com a participação da professora/investigadora da Universidade de Aveiro, Rosa Pinho. A professora prestou informações pertinentes sobre os exemplares botânicos encontrados, sinalizando aspetos singulares da espécie;
Em grupo, foram recolhidos dados diversos, através de apontamentos fotográficos e registos escritos e desenhos. Os alunos contaram com o apoio da formadora para a identificação de espécies e o auxilio de guias para identificação de plantas, fungos e insetos;
Na plataforma https://www.biodiversity4all.org/, algumas espécies foram mapeadas, pelos alunos.
Pós saída de campo, os alunos preencheram fichas de caraterização de espécies encontradas.
Divulgação do trabalho:
Construção de uma noticia sobre as plantas Invasoras que existem no Parque, assim como, um cartaz digital sobre a Biodiversidade à volta da escola.

Envolvimento dos alunos:
Cerca de 40 alunos

Enquadramento curricular e extracurricular:
Sistemática e Classificação de Espécies.

Divulgação:
Os dados recolhidos e o tratamento dos mesmos foram divulgados junto da Comunidade escolar na página da escola e página do facebook, de Eco-escolas.