Escola EB 2,3 Mem Ramires (Santarém)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Ano de Escolaridade:
5º e 6º anos de escolaridade
N.º de Participantes:
grupo de 5 alunos
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
Primeiro foi explicado qual a metodologia correta a seguir.
Enquanto alguns alunos pensavam no esquema de página a criar, outros alunos foram recolhendo folhas e flores dos jardins da escola e foram registando alguns apontamentos. Também se tiraram algumas fotografias.
As folhas e flores recolhidas foram postas a secar no meio de papel de jornal.
Numa segunda fase, os alunos começaram a desenhar as plantas, observando-as atentamente, e pintaram-nas com lápis de cor.
Numa terceira fase, as plantas já secas, foram coladas ao caderno e foram feitos vários registos.
Por fim, prenderam-se todas as folhas, com um fio atado à capa.
Envolvimento dos alunos:
De várias atividades apresentadas no nosso Clube Eco-Escolas, 5 alunos escolheram o tema "A Biodiversidade da minha Escola".
Revelaram interesse no tema e entusiasmo ao longo do trabalho.
Enquadramento curricular e extracurricular:
Pedimos a colaboração das professoras de Ciências Naturais do 2º Ciclo para ajudarem na identificação das espécies e desenvolvemos as atividades no Clube que se realiza às 4ª feiras.
Divulgação:
O Caderno de Campo foi divulgado no 2º Conselho Eco-Escolas, realizado no dia 28 de maio 2025.
Pretendemos entregá-lo na Biblioteca Escolar da nossa escola.
Também a atividade será divulgada na página da escola, através das redes sociais associadas.