Centro Escolar de Arranhó (Arruda dos Vinhos)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Ano de Escolaridade:
Pré escolar; 1º e 2º Ciclos
N.º de Participantes:
242
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
Apresentação do Trabalho: Biodiversidade Vegetal e Animal no Território Escolar
O desenvolvimento das atividades foi realizada de acordo com os planos de cada docente enquadrados nas atividades de cada sala dado que é uma matéria transversal e intrínseca a todas os conteúdos disciplinares. o ponto de partida foi o conhecimento do local onde estudamos e vivemos. A vantagem de viver num vale, proporciona logo à partida a possibilidade de podermos constatar e estar em contacto com uma variedade maior de ecossistemas, espécies e formas de viver essa biodiversidade.
Com base nesse objetivo, foram definidas as etapas do projeto: sensibilização inicial, saídas de campo para observação, registo e análise das espécies, e posterior divulgação à comunidade educativa através da plantação de algumas espécies no nosso espaço escolar de forma a trazer a polinização para os nossos parques/escola.
Para a implementação, foram realizadas saídas de campo com os alunos, nas imediações da escola, para observação direta da biodiversidade local.
Envolvimento dos alunos:
Os alunos participaram ativamente, realizando registos de algumas espécies encontradas. Um trabalho importante feito no ano letivo anterior — o levantamento das aves existentes — serviu de base e inspiração para uma observação mais atenta e informada este ano, permitindo aos alunos reconhecer algumas das espécies com mais facilidade e interesse.
Durante as atividades, foram também identificadas várias espécies vegetais (árvores, arbustos, plantas aromáticas) e animais (aves, insetos), promovendo o conhecimento e o respeito pela natureza envolvente.
Enquadramento curricular e extracurricular:
A nível Curricular, o enquadramento desta temática foi realizada através de uma abordagem integrada nos conteúdos das áreas curriculares de forma articulada e adequada a cada nível de ensino:
Para o Pré-escolar a abordagem foi realizada através do contacto direto e observação da natureza, do meio envolvente e desenvolvimento da curiosidade pelas plantas e animais.
1.º Ciclo: Exploração dos seres vivos no meio ambiente (Estudo do Meio), com foco na identificação de espécies e na importância da preservação da natureza.
2.º Ciclo: Estudo da biodiversidade nos conteúdos de Ciências Naturais (5.º e 6.º ano), incluindo classificações de seres vivos, cadeias alimentares e ecossistemas.
Extracurricular
A temática foi reforçada através de atividades do Programa Eco Escolas, como por exemplo a atividade da horta e vinha, a atividade de plantação de algumas espécies em vasos " trazer a flora fora dos portões, para dentro do recinto escolar"; saídas de campo e observações no espaço exterior; Identificação e reconhecimento de espécies.
Estas atividades permitiram aprofundar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, promovendo o envolvimento ativo dos alunos e a ligação entre a escola e a comunidade.
Divulgação:
A Divulgação na Comunidade Educativa foi realizada através de conversas; criação de fitas adesivas e folhas expositivas com imagens e informações sobre as espécies observadas que foram expostas no placard. Tivemos também a preocupação em integrar os conteúdos nos espaços do Eco-Escolas.
Este trabalho permitiu sensibilizar toda a comunidade educativa para a importância da preservação da biodiversidade local, promovendo atitudes mais conscientes e sustentáveis no dia a dia escolar.